As formas mais comuns de combater o cansaço são recorrer à cafeína ou ao açúcar para elevar seus níveis de energia.

Felizmente, existem muitas maneiras melhores de conseguir um impulso extra para continuar com as atividades do dia, sem a necessidade de arruinar seu apetite ou esperar até dormir à noite.

Esta é uma lista das coisas mais simples que você pode fazer quando se sentir sonolento e precisar recarregar as baterias.

1. Acorde cedo para combater o cansaço
Se você está preso no escritório e não tem muito espaço, então pelo menos deveria ficar em pé, sacudir um pouco as extremidades, correr sem sair do lugar ou tentar tocar na ponta dos pés. Tudo isso permite que a energia flua melhor pelo seu corpo.

Se você contar com um pouco mais de espaço para se mover, pode dar um passeio ou até uma corrida rápida para conseguir que o sangue circule melhor pelo seu corpo.

E se, além disso, puder sair para tomar ar fresco e receber um pouco de sol, poderá combater o cansaço muitíssimo melhor.

2. Engane seu cérebro

Se a opção de mover seu corpo não está entre as suas possibilidades, então, você pode fazer com que seu cérebro se mova para uma direção diferente.

Fazer uma página de palavras-cruzadas ou resolver um sudoku pode ser a solução para seu problema. Inclusive, você pode pôr sua mente para trabalhar em algo novo.

Assim, seu cérebro se manterá em marcha e você se libertará do peso de estar trabalhando na mesma coisa sem parar.

3. Utilize um limão
Todo mundo sabe que o aroma do limão é muito útil para revitalizar e ajudar a estimular seu cérebro.

Por isso, chupar uma bala de limão, beber um pouco de chá de limão ou ir ao mercado e morder diretamente um limão pode ser algo que acorde seu cérebro adormecido.

De fato, o cheiro cítrico característico de algumas frutas é o que faz com que seu cérebro se ative e possa combater o cansaço.

Assim, se preferir, você pode escolher a opção que mais lhe agrade ou ir experimentando até encontrar a que mais gosta.

4. Refresque-se

Deixe de lado a clássica xícara de café quente no meio da tarde e beba um bom copo de água gelada em seu lugar. A água fria ajuda você a acordar e a reidratar seu corpo, dando-lhe uma dose extra de energia.

Você até pode salpicar um pouco de água fria em seu rosto ou esfregar um cubo de gelo nos pulsos para que seu corpo se ative com maior rapidez.

O frio é um grande disparador da adrenalina, um hormônio estimulante que ajudará você a estar mais atento às suas atividades.

5. Coma uma pastilha de hortelã
Assim como o limão, a hortelã tem um aroma que revitaliza e ajuda a combater o cansaço. Ter em seu escritório algumas balas de hortelã pode ser útil no caso de uma emergência.

Também conta se você mascar chicletes sabor hortelã. Se acrescentar um pouco de folhas de hortelã à água gelada, ou se lavar as mãos com um sabonete de menta, obterá o mesmo efeito.

6. Ouça músicas animadas
Escuta-música
A música dançante pode fazer você despertar, por isso, pegue seus fones de ouvido e aumente o volume de sua música favorita. Se, além disso, você se animar a cantar, seus níveis de energia subirão ainda mais.

Por outro lado, sair de seu cubículo e mover os pés numa dança animada também lhe dará um extra de energia. No entanto, é provável que seu chefe estranhe um pouco o seu comportamento.

7. Respiração de fogo
Estamos falando de uma das técnicas de respiração utilizadas na ioga, através da qual você poderá receber uma grande dose de adrenalina. Isso porque o fluxo de oxigênio que alcança o cérebro aumenta, fazendo-lhe despertar.

A técnica da “respiração de fogo” é fácil de realizar e, certamente, você encontrará algum vídeo que ajude a entender melhor do que se trata na Internet.

8. Mude de opinião
Isso consiste, simplesmente, em enganar a si mesmo, fazendo com que se sinta com mais energia do que realmente tem.

Tudo que você precisa fazer é repetir para si mesmo uma vez ou outra que está totalmente desperto e cheio de energia para fazer todas as atividades que tenha pendentes.

Parecerá surpreendente como, de maneira quase automática, você consegue tirar energia de onde parecia estar esgotada.

9. Medite

A meditação é muito útil quando se trata de diminuir o estresse e melhorar a concentração. Você descobrirá que, se a praticar regularmente, ela pode ser uma excelente ferramenta para combater o cansaço.

Pode ser que você tenha experimentado a meditação antes mas ainda não tenha conseguido superar o cansaço do meio da tarde.

A causa disso pode ser porque você ainda não encontrou o tipo correto, que se adapte a suas verdadeiras necessidades.

10. Ria
O riso é considerado terapêutico graças à liberação de endorfinas, hormônios que influenciam positivamente seu bem-estar integral e seus níveis de energia.

Portanto, reservar alguns minutos para rir com um vídeo viral ou compartilhar um momento hilário com alguém fará com que você possa combater o cansaço e ter um melhor desempenho no trabalho.

Imagem de capa: Shutterstock/PhotoMediaGroup

TEXTO ORIGINAL DE MELHOR COM SAÚDE

Compartilhar

RECOMENDAMOS


TENDÊNCIAS




Psicologias do Brasil
Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

COMENTÁRIOS