10 Séries para quem gosta de Psicologia

Os assuntos psicológicos, psicanalíticos e psiquiátricos estão presentes em todas as relações e situações onde existam pessoas. Assim, é possível assistir a qualquer tipo de filme, série ou documentário com olhos das áreas psis. Entretanto, algumas séries tornam-se ainda mais intensas nesse quesito, trazendo questões pela visão profissional, com diferentes tipos de abordagem e a teoria saltando na tela de uma forma simplesmente incrível.

In Treatment

Um psicanalista, cinco casos, uma sessão por dia. Isso é o que se passa na série “In Treatment”, que foi inspirada em uma série de sucesso da TV israelense. Nela, Paul Weston possui um consultório dentro de sua própria casa e a cada episódio mostra uma sessão, inclusive a sua. A série não apresenta resoluções dos casos, o que nos coloca como voyeur, fazendo com que possamos acompanhar todo o processo psicanalítico do ponto de vista profissional e também do paciente. Com um roteiro tenso, prende a atenção do início ao fim.

Sessão de Terapia

A série é a versão brasileira de “In Treatment”, também baseada no seriado israelense Be Tipul. Dirigida por Selton Melo, produzida por Roberto D’Avila e exibida pelo Canal GNT, conta com atores incríveis como Maria Fernanda Cândido, Sérgio Guizé, Marina Lima, Maria Luisa Mendonça e outros.

Lie to Me

A série televisiva americana traz as investigações de uma equipe formada por especialistas em detectar mentiras, no qual são os melhores. As mínimas expressões e gestos são interpretados por esses cientistas do comportamento, que prestam seus serviços para diversas entidades, como o FBI, a polícia, empresas particulares ou mesmo pessoas que estejam dispostas a descobrir a verdade que alguém pode estar escondendo.

Psi

Psi é também uma produção brasileira e conta a história do psicanalista, psicólogo e psiquiatra Carlo Antonini, que atende na cidade de São Paulo. Não bastasse uma ex-mulher, um filho e dois enteados, ele ainda se presta a investigar por conta própria, nas horas vagas, crimes e casos complexos. Seu alívio é discutir os contratempos da vida com sua vizinha e colega de profissão, Valentina, e o amigo coveiro, Severino.

Mental

Produzida pela FOX, a série conta a história do Dr. Jack Gallagher, um jovem psiquiatra brilhante que acaba de assumir a diretoria da área de saúde mental de um hospital e que tem métodos nada ortodoxos para tratar os seus pacientes, como também pouco respeito pelas regras estabelecidas.

Perception

A série é um drama sobre a mente humana, centrada no Dr. Daniel Pierce, um talentoso, excêntrico e paranoico neurocientista e professor que conhece a fundo a mente e os comportamentos humanos. Devido a sua grande inteligência e conhecimento, é recrutado por Kate Moretti, sua antiga aluna, para trabalhar como seu parceiro no FBI.

Huff

Huff conta a história de um psiquiatra de sucesso cuja vida muda bruscamente quando um cliente de 15 anos comete suicídio em seu escritório. Após anos de ajuda e a lidar com os traumas de seus pacientes, ele agora tem de lidar com o seu e, por isso, é forçado a reavaliar sua carreira e repensar toda a sua vida.

Web Therapy

Fiona Wallice é uma terapeuta que põe em prática um novo método de terapia, a Web Therapy. Na sua opinião, a versão tradicional das terapias de 50 minutos dá margem para que os pacientes falem sobre coisas irrelevantes. Encurtando as sessões para apenas 3 minutos, ela espera resultados mais rápidos, já que, nesse caso o foco da consulta se volta para o que há de relevante. Suas sessões são feitas pela internet, através de webcams, e são gravadas na esperança de atrair investidores para tornar sua nova técnica uma opção de terapia em nível mundial.

Criminal Minds

A série é de suspense e focada numa equipe de elite do FBI cuja especialidade é analisar perfis de criminosos, para antecipar seus passos e evitar que eles voltem a atacar. Enquanto detetives comuns estudam as evidências de um crime, esta unidade analisa o comportamento do criminoso até chegar a uma lista de suspeitos. Eles investigam o crime de dentro para fora, ou seja, eles tentam pensar com a cabeça do criminoso.

Tell Me You Love Me

Os episódios trazem os relacionamentos e vidas de três casais que estão passando por complicações. Cada casal vive uma fase diferente da relação amorosa e todos têm algo em comum: vão falar sobre seus problemas com a psicóloga May Foster, que também enfrenta suas próprias questões nos seus 43 anos de casamento.

LISTA ORIGINAL DO O GUIA DA SEMANA

Compartilhar
Psicologias do Brasil
Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.



COMENTÁRIOS