Os filmes têm o poder de dar voz a todo tipo de experiência. Neste caso, estamos falando daqueles filmes que abordam transtornos mentais a partir da narrativa dos protagonistas.

Levar às telas a realidade dos transtornos mentais e de outros problemas de saúde é um risco e uma enorme responsabilidade, mas, sem dúvida, é indispensável para que consigamos abordar de maneira mais visual e real os problemas de saúde mental no ser humano.

Neste artigo trazemos uma compilação de alguns dos filmes mais emblemáticos da história, assim como algumas recomendações não tão conhecidas que ajudarão a conhecer mais sobre a realidade psicopatológica de muitas pessoas.

Os transtornos mentais retratados no cinema

Um anjo em minha mesa

Esse filme nos conta sobre como a célebre escritora Janet Frame foi colocada por sua família em uma instituição para doentes mentais durante oito anos. A evolução do estado de ânimo da mulher durante toda a sua vida exemplifica a depressão.

Garota, Interrompida

 

A fantástica Winona Ryder interpreta, com um grande papel, um transtorno de personalidade limítrofe. O que o caracteriza? A instabilidade em suas relações pessoais, a impulsividade, a empatia escassa, a expressividade emocional inundada, a tentativa de se fazer socialmente visível, etc.

Além disso, Angelina Jolie e outras grandes atrizes interpretam outras problemáticas como a psicopatia, a bulimia, a anorexia, a mentira patológica, o abuso sexual, etc. Esse filme é, sem dúvida, uma joia quanto ao tratamento da psicopatologia no cinema.

Melhor é Impossível

 

Jack Nicholson interpreta de maneira fantástica um Transtorno Obsessivo-Compulsivo. Este filme é um clássico do cinema e, sem dúvida, uma das melhores representações da psicopatologia abordada.

Uma mente brilhante

Já fizemos um extenso artigo sobre este filme e sua contribuição para a representação da esquizofrenia e da genialidade do protagonista que conta a história: John Nash. É uma história baseada em fatos reais, o que lhe confere um caráter especial.

Almas Desesperadas

 

Uma conjunção de depressão e psicose interpretada por uma espetacular e diferente Marilyn Monroe. Conta a história de uma garota que se dedica a cuidar de crianças, mas, na verdade, esconde graves problemas psicológicos.

Atração fatal

Este filme teve um grande impacto na opinião pública pela abordagem da infidelidade conjugal, das disfunções familiares e da obsessão sexual. Um clássico americano do fim dos anos 80 que merece um grande reconhecimento.

Um Estranho no Ninho

Outra maravilhosa interpretação de Jack Nicholson que nos encanta com a narrativa de diferentes casos de psicopatologia, de internamento psiquiátrico, de eletrochoque e de suicídio. Ele é baseado na novela homônima de Ken Kesey.

Amnésia

 

Estabelece seu roteiro alinhado com a narrativa de um caso de amnésia anterógrada, ou a incapacidade de criar novas recordações. 113 minutos em que Christopher Nolan trabalha para restaurar sua memória e as diferentes partes que a compõem, a partir de uma perspectiva neuropsicológica.

Rain Man

O autismo e a superação pessoal em 2 horas e 15 minutos. Um filme do fim dos anos 80 que levou, merecidamente, vários prêmios e indicações do cinema. Tom Cruise e Dustin Hoffman como protagonistas em um filme que mostra corretamente essa patologia.

O Lado Bom da Vida

Jennifer Lawrence e Bradley Cooper interpretam um casal com problemas psicológicos. Especificamente, são tratados, em 122 minutos, o transtorno bipolar, a superação e a luta pessoal da pessoa afetada e das famílias.

Visões de um Crime

Trata da prosopagnosia, ou a incapacidade de reconhecer os rostos das pessoas com as quais nos relacionamos. A angústia, a ansiedade e o isolamento que essa problemática gera são retratados em uma hora e 43 minutos.

TEXTO ORIGINAL DE A MENTE É MARAVILHOSA

*O conteúdo do texto acima é de responsabilidade do autor e não necessariamente retrata a opinião da página e seus editores.


Compartilhar

RECOMENDAMOS


Psicologias do Brasil

Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.


COMENTÁRIOS