5 presentes que você precisa dar a seu eu futuro (e por que são importantes)

Por Michele Lian

Cada segundo do dia fazemos alguma coisa que molda nosso amanhã.

A cada segundo do dia, ou estamos nos dando um presente que vai ajudar a deixar nosso eu futuro mais feliz, mais saudável e mais sábio – ou não estamos. A cada dia temos estimadas 35 mil oportunidades de fazer uma escolha que vai beneficiar nosso eu futuro. Cerca de 200 dessas decisões envolvem comida.

Alguns desses presentes rendem seus frutos acumulados em questão de horas, dias ou semanas. Mas na maioria dos casos, os resultados vão se manifestar gradativamente e em silêncio, muito mais tarde.

E os melhores presentes geralmente são os menores.

Veja a seguir cinco presentes pequenos, mas de grande impacto, que você pode começar hoje mesmo a dar a seu eu futuro:

PRESENTE NÚMERO #1: Se perdoe

Todos nós temos sofrimento ao qual nos apegamos – sofrimento por erros que cometemos, mágoas que infligimos a nós mesmos ou dores que deixamos que outras pessoas nos causassem. Por isso sentimos uma nuvem escura e pesada sempre pairada sobre nossa cabeça, nos seguindo em todo lugar.

Reduza o peso que você carrega, reconhecendo esses erros. Sim, você fez com que alguns deles acontecessem, e outros você permitiu que lhe acontecessem. Mas eles não definem quem você é. E, o que é mais importante, não definem seu futuro.

Cada momento que você vive já está no passado. Tudo o que você pode fazer é concentrar-se em tornar melhores os momentos que ainda estão por vir.

PRESENTE NÚMERO #2: Nutra um corpo saudável e vigoroso

Ao longo do seu dia você precisa de concentração e energia para servir às pessoas para as quais você faz um trabalho incrível. Você quer se sentir bem em sua própria pele e ficar bonito em suas roupas.

Você quer fazer uma refeição e sentir-se nutrido e satisfeito depois, não inchado, letárgico e culpado porque comeu demais – de novo.

Então, embora isso possa soar como lugar-comum, acho que vale a pena repetir: tratar bem a seu corpo e fazer tudo que você pode para conservá-lo saudável e forte é provavelmenteO presente mais importante que você pode dar a seu eu futuro.

PRESENTE NÚMERO #3: Repouse sem culpa

À medida que cresce nossa lista de responsabilidades, às vezes nos esquecemos da importância do repouso, em um esforço para fazer mais nas poucas horas de que dispomos diariamente. Mas estou aqui para lhe dizer que isso não apenas é importante – é necessário.

É preciso acordar gentil e suavemente pela manhã, para começar o novo dia com tranquilidade. É preciso roubar aqueles dez a 20 minutos no meio do dia para ficar parada ou simplesmente se reconectar com você mesma. É preciso tornar aqueles 30 a 60 minutos antes de deitar tranquilos, para que você possa dar a seu corpo o descanso e rejuvenescimento que ele merece.

Isso tudo é preciso porque as pessoas que amam e se preocupam com você estão contando com você para ser a versão mais feliz e mais presente de você mesmo.

PRESENTE NÚMERO 4: Simplifique sua vida

Quanto mais velhos ficamos, mais coisas desnecessárias vamos acumulando.

E não são apenas os objetos materiais que podem sobrecarregar nossa vida. Também ficamos atolados pela preocupação constante, os pensamentos irrestritos, a tecnologia, uma dieta pouco saudável e cheia de alimentos processados, as obrigações sociais e a bagagem emocional que vamos acumulando inevitavelmente ao longo da vida.

Seguir o caminho do minimalismo pode ajudar a aliviar sua carga física e emocional futura, e muitos de nós optamos por isso por razões diversas – alguns pelo desejo de rejeitar a pressão que a sociedade nos impõe de querer e possuir mais, outros por quererem viver a vida com o mínimo possível de complicações autoimpostas, e muitos porque a necessidade os obriga a viver com menos.

Não sou especialista em minimalismo. Ainda estou descobrindo o que é o melhor para mim. Por isso, dependo dos meus colegas bloggers do espaço da vida simples para me darem orientações sobre isso. Se você quiser descobrir mais sobre isso, recomendo a leitura deste post de Joshua Becker.

PRESENTE NÚMERO #5: Pare de se preocupar

Não me interprete mal.

Não estou falando em ser indiferente às pessoas e coisas à sua volta. Estou falando em saber o suficiente sobre quem você é e como você quer viver sua vida para preocupar-se apenas com as pessoas e coisas mais importantes para você e que têm o maior impacto sobre sua vida.

Isso significa não permitir que as coisas triviais da vida – fofocas, atitude passivo-agressiva de pessoas que não têm nada melhor para fazer na vida, rejeições, trânsito engarrafado, o tipo de carro que você gostaria de estar dirigindo para manter as aparências – incomodem você ou consumam sua felicidade por dias, semanas, meses ou até anos.

Imagem de capa: Shutterstock/Vladimir Sazonov

TEXTO ORIGINAL DE BRASILPOST

Compartilhar

RECOMENDAMOS


Psicologias do Brasil
Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

COMENTÁRIOS