Muitas pessoas acreditam que os vícios podem ser apenas em drogas e álcool mas, estão completamente engandas. Existem vários tipos de vícios, inclusive aqueles em jogos online ou jogos presenciais.

O vício, no caso dos jogos, acontece porque há um excesso de produção de dopamina no cérebro. Esses altos níveis de dopamina, um estimulante, que causa uma estrutura de recompensa nos jogadores. Ou seja, o jogador vai querer sempre bater o seu recorde, matar algum inimigo extremamente forte ou vencer a mesa sem nem saber se algum dia isso vai mesmo acontecer. Isso faz com que a estrutua cerebral desses apostadores produza uma quantidade bem maior de dopamina e menor de outras substâncias essenciais, causando assim um desequilíbrio maléfico.

Os jogadores podem se tornar dependentes dos mais variados tipos de jogos. São exemplos os jogos presenciais de truco, dama, xadrez, podem ser jogos de videogame como fifa e carros, pode ser também jogos online como LOL e CS e até jogos de apostas como raspadinhas online, poker, jogos de roleta, caça níqueis, entre vários outros. Então, é necessário um cuidado especial para não deixar o hobbie virar um vício. Listamos abaixo alguns sinais que indicam o início do vício e que você deve ficar atento.

  • Jogo compulsivo

Quando você gosta de jogar com os amigos ou até uma ou duas partidas sozinho, tudo bem. O problema está quando isso passa a se tornar compulsivo, quando você se sente mal por estar fazendo outras coisas e não jogando, quando você não quer finalizar o jogo e se sente incapaz de parar de jogar. Esses são sinais de que está se tornando uma compulsção.

  • Compromisso da função

Se você já não consegue desempenhar outras tarefas sem pensar no jogo, se você já não consegue ir a uma reunião de família e ficar muito tempo longe do seu hobbie ou simplesmente não têm mais paciência e disposição para o seu cônjuge, filhos e parentes esse é um sinal de que já está passando a linha da diversão e virando um vício, tome cuidado.

  • Isolamento

Outro sinal que é bem claro para o vício em jogos é o isolamente social. Isso acontece quando você já não têm ânimo para conviver frente a frente e gasta todas as suas energias e alegria apenas com os amigos online, os parceiros de jogo. Este sinal também é essencial na hora de identificar o vício.

  • Perda da criatividade

A perda de alguns sentidos e de algumas habilidades é bastante comum para quem está viciado em um tipo de jogo. Isso acontece porque você se dedica a um game com altos gráficos, excelente qualidade e isso estimula o seu cérebro fazendo com que você perca a sua própria capacidade imaginativa, é preciso ter cuidado.

  • Mudanças no humor

Como acontece, nos jogadores, uma mudança nos níveis de norepinefrina, é comum queos mesmos se isolem dos amigos e familiares, deixem de fazer outras atividades prazerosas e muito mais. Sem esses apoios a sanidade mental e com um tempo maior para os jogos é normal que os envolvidos sofram diversas e severas alterações no humor de maneira mais repetida e até contínua.

Imagem de capa: bilciu/shutterstock

*O conteúdo do texto acima é de responsabilidade do autor e não necessariamente retrata a opinião da página e seus editores.


Compartilhar

RECOMENDAMOS


Psicologias do Brasil

Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.


COMENTÁRIOS