6 livros para melhor entender sobre Psicologia

Todo bom profissional, independente da área, acaba construindo uma biblioteca própria, que acaba revelando muito de sua trajetória. E como andam os livros de psicologia da sua biblioteca? Muitos de nós gostaríamos de ter mais tempo do que o disponível para ler, mas estamos sempre dispostos a adquirir livros de referência para serem consultados diante das necessidades, não é mesmo?

Pensando nisso, selecionamos para você seis livros de psicologia que todo psicólogo deve ler. Alguns são obras primas, como “Tipos Psicológicos”, de Jung, e “A Formação Social da Mente”, de Vygotsky. Outros, não menos importantes, são fundamentais para o trabalho profissional do dia a dia, como os dois sobre Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC). Ficou curioso? Então confira a lista abaixo!

1. Avaliação Psicológica: Guia de Consulta para Estudantes e Profissionais de Psicologia

Publicado em 2011 (2ª edição) pela Editora Casa do Psicólogo, com 188 páginas, esta obra funciona como um guia prático sobre os princípios básicos da psicometria. É de grande ajuda para o profissional entender melhor os diversos testes disponíveis, bem como para selecioná-los com maior segurança.

Os textos são de autoria de Felipe Valentini; Gisele Aparecida da Silva Alves; Irene F. Almeida de Sá Leme; Ivan Sant’Ana Rabelo; Jacob Arie Laros; Josemberg Moura de Andrade; Leila Brito; Lucas de Francisco Carvalho; Makilim Nunes Baptista; Marcia Gabriel da Silva Rego; Maria Cristina Barros Maciel Pellini; Mayra Silva de Souza; Rodolfo A. M. Ambiel; Sílvia Verônica Pacanaro e Vicente Cassepp-Borges. O guia foi organizado por Rodolfo A. M. Ambiel; Ivan Sant’Ana Rabelo; Sílvia Verônica Pacanaro; Gisele Aparecida da Silva Alves e Irene F. Almeida de Sá Leme.

2. A Formação Social da Mente

Editada pela Martins Fontes (7ª edição, 2007), é uma obra clássica de Lev Vigotski, psicólogo russo que é reconhecido como um dos pioneiros da psicologia do desenvolvimento. Trata-se de uma primorosa seleção de ensaios do estudioso com 186 páginas, organizada por renomados conhecedores de Vigotski (Michael Cole, Vera John-Steiner, Sylvia Scribner e Ellen Souberman). A tradução é de José Cipolla Neto, Luis Silveira Menna Barreto e Solange Castro Afeche.

3. Introdução à Psicologia

A décima edição da obra de Robert S. Feldman pela Editora McGraw-Hill é de 2015. Com 704 páginas, é de enorme valia para os estudantes uma vez que discorre sobre os principais temas da área de forma didática e com linguagem simples. Vale também para consultas de reciclagem para o dia a dia do profissional de psicologia que ali pode encontrar definições mais claras para explicações ao paciente a respeito de assuntos mais áridos. 

4. Terapia Cognitivo-Comportamental

A Editora Artmed lançou a nova edição da obra clássica de Judith S. Beck, de 414 páginas, em 2013. É um livro que traz a base da terapia cognitivo-comportamental (TCC), desenvolvida pioneiramente pela autora, assim como atualizações sobre a prática terapêutica. Além de conter exemplos de casos clínicos, apresenta valiosos exercícios que o terapeuta pode orientar o paciente a praticar fora do consultório.

5. Aprendendo Terapia Cognitivo-Comportamental – Um Guia Ilustrado

De autoria conjunta de Michael E. Thase, Monica Ramirez Basco e Jesse H. Wright, esse guia de 296 páginas, também da Editora Artmed (2008), prima pelo aspecto da visualização, apresentando ilustrações valiosas sobre a aplicação da TCC. Além disso, agrega um CD onde consta um programa didático inédito sobre a terapia cognitivo-comportamental, com o endosso da Academia de Terapia Cognitiva.

6. Tipos Psicológicos

Publicado inicialmente em 1921, a obra consagrada de Carl Gustav Jung foi traduzida por Lúcia Mathilde Endlich Orth e já está na 4ª edição pela Editora Vozes (2011). Para Jung, as nossas inter-relações com o mundo baseiam-se em quatro funções mentais primordiais (Pensamento, Sentimento, Sensação e Intuição). Cada um dos tipos básicos de personalidade utiliza uma delas, basicamente.

TEXTO ORIGINAL DE O Valor do Conhecimento

Compartilhar
Psicologias do Brasil
Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.



COMENTÁRIOS