Você sente uma exaustão mental depois de cumprir todos os dias com todo o seu trabalho e as obrigações pessoais? Se você é como a maioria das pessoas, provavelmente passa muito tempo sem tirar um verdadeiro descanso e se afastar de tudo. Sabemos que é importante concentrar-se nas obrigações de trabalho, mas se isso o leva ao extremo do esgotamento mental, é hora de parar. Logo, siga estas dicas para combatê-la.

Você verá que depois se sentirá mais leve e disposto para continuar com sua rotina. É uma boa ideia tentar adaptar uma ou mais dessas tarefas na vida diária. Os benefícios são incríveis.

1. Medir as vitórias em função do esforço, e não dos resultados

Uma das principais causas da exaustão mental é a exigência excessiva. A maioria de nós é instruída a contar vitórias em função de resultados. Isto significa que não importa o que consiga ou quanto se esforce, se não alcançar o grande objetivo esperado, vai sentir-se fracassado.

Agora, isso não é de todo ruim. Quando fizer isso da maneira certa, começará a medir seu progresso. Apenas tome cuidado para não fazer isso sempre e em toda tarefa. Aproveite a oportunidade para recompensar a si mesmo por cada progresso ou pequeno triunfo que o leva mais perto de seus objetivos.

2. Somar paixão e subtrair responsabilidades

Outra forma de combater o esgotamento mental é deixar de lado uma grande quantidade de obrigações. Quando se busca na vida um único objetivo, deve-se cumpri-lo gradualmente para que não se torne um fardo pesado. Isto pode se aplicar a qualquer coisa, desde o cuidado com os filhos, com o emprego ou com a nova empresa.

Por outro lado, a paixão é mais poderosa do que qualquer outra energia. Encontre coisas que gosta de fazer e incorpore-as à sua rotina diária. Talvez você seja forçado a trabalhar das 9h às 18h em algo que, particularmente, não é atrativo, mas ajuda a pagar as contas. Neste caso, adote um passatempo que realmente ama. Desde uma aula à noite até a prática de algum esporte no fim de semana. Que seja isso que gire sua vida, e gradualmente você verá a rotina como algo mais agradável.

3. Reconectar-se com a natureza para acabar com a exaustão mental

Honestamente, como está sua conexão com a natureza? Mesmo sendo alguém que cuida do meio ambiente, é provável que raramente você deixe a vida no escritório para dar uma caminhada. Talvez se julgue com poucas habilidades para tal. Isso não quer dizer que deva fazer excursões a cada dois dias ou se aventurar para escalar uma montanha.

Significa sair diariamente por cerca de 15 minutos . Vale qualquer coisa que queira fazer, como caminhar ou correr, dedicar-se à jardinagem ou alimentar algumas aves no parque perto de sua casa. Caso tenha um cachorro, aproveite para fazer disso um hábito diário para combater eficazmente a exaustão mental.

4. Comer a quantidade adequada das proteínas certas

O cérebro é um dos órgãos com o maior consumo de energia. Consumir calorias nocivas ou açúcar em excesso só fará você se sentir mais cansado. Em vez disso, tente comer alimentos que sejam o mais naturais quanto for possível. O ideal é consumir aqueles sem açúcar, naturais, ou aqueles com uma pequena quantidade do mesmo, como as frutas.

Também é importante diminuir a quantidade de sal ingerida normalmente e eliminar gradativamente alimentos que não são saudáveis.

Alguém é capaz de evitar o consumo de açúcar por um dia? Que tal dois? Se pudesse abster-se por uma semana, rapidamente você veria o cansaço mental desaparecer.

Além disso, ficaria mais alerta e em duas de semanas teria mais energia e menos quilos de gordura. O primeiro passo é ler todos os rótulos dos alimentos e bebidas que você consome regularmente.

Com certeza você ficará surpreso com a quantidade de açúcar processado ingerida quando consome alimentos aparentemente inocentes. Da mesma forma, é necessário eliminar todo álcool possível. Embora o vinho tinto, cerveja e outras bebidas sejam benéficos para a saúde em pequenas quantidades, é melhor evitá-los enquanto o corpo estiver cansado.

Lembre-se de que o álcool deve ser consumido ocasionalmente e sempre em pequenas quantidades.

6. Desenvolver hábitos de sono rigorosos

De fato, pessoas bem-sucedidas têm rotinas de sono muito rigorosas. Raramente dormem fora do horário ou dormem mais do que deveriam.

Como você está nesse aspecto?

Tanto crianças quanto adultos precisam de uma rotina de sono bem definida. Isso permite que a mente saiba quando é hora de descansar e diminua a exaustão mental. Não significa que você nunca vai sentir cansaço, porque isso depende das atividades diárias e de outros fatores. No início, é provável que a adaptação com a nova rotina de sono demore, mas com um bom chá antes de ir para a cama e um pouco de paciência, em breve você estará adaptado.

Imagem de capa: Shutterstock/ Lolostock

TEXTO ORIGINAL DE MELHOR COM SAÚDE

*O conteúdo do texto acima é de responsabilidade do autor e não necessariamente retrata a opinião da página e seus editores.


Compartilhar

RECOMENDAMOS


Psicologias do Brasil
Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

COMENTÁRIOS