6 ótimas dicas para lidar com pessoas arrogantes

Parto do princípio de que você, caro leitor, não se acha uma pessoa arrogante. Portanto, se este artigo chamou a sua atenção e você decidiu lê-lo é porque, provavelmente, conhece alguém que é tão arrogante que pensa ser Deus. Ou então que pensa ser maior que o mundo. Estou errado?

Infelizmente existem muitas pessoas assim, com quem lidamos diariamente, tendo nós de descobrir a melhor forma de comunicar com elas. Seja um membro da sua família, do seu emprego, da sua escola, ou até aquela pessoa que se sentou ao seu lado num transporte público, por exemplo.

Nós somos seres sociais, por natureza, e como tal, temos de conviver e lidar com todo o tipo de pessoas no nosso quotidiano.

Pode ser mesmo muito difícil lidar com pessoas arrogantes. Elas acreditam pouco nas capacidades dos outros e nutrem pouco respeito pelos seus sentimentos. Tendo dito isto, até soa praticamente impossível enfrentá-las mas…existem algumas maneiras que eu gostaria que você conhecesse.

1. OLHE-A CARA A CARA

Não se sinta intimidado com nada que essa pessoa faça ou diga, só para o fazer sentir-se mal. Permaneça firme e olhe-a bem nos olhos. Faça-a ver a sua insatisfação. Você não tem que se sentir pressionado por alguém que, claramente, não é sensato.

2. NÃO FUJA

Não faz sentido fugir de homens e mulheres arrogantes. Não tem como evitar. Eles são frustrantes, eu sei, e por vezes impossíveis de se lidar (principalmente as figuras de autoridade). Resista e não se deixa atacar quando tiver que confrontar uma pessoa assim.

3. DIGA-LHE O QUE SENTE

As pessoas arrogantes comportam-se e pensam que sabem tudo. Esse é o seu principal problema. Diga-lhe o que você pensa, liberte o que tem para lhe dizer. Ela pode nem ouvir os seus conselhos ou sugestões, optando por continuar a sua arrogância. Mais cedo ou mais tarde, quem acaba por sofrer as consequências é ela, não se preocupe.

4. MANTENHA-SE NEUTRO

Estas pessoas de “nariz empinado” comportam-se como pessoas muito influenciáveis, dizendo ter muitos amigos em seu redor. Muitas vezes, se as analisarmos bem, são inseguras e solitárias. Você pode acabar por ter pena de uma pessoa assim. No entanto, não aja contra elas com sentimentos de raiva e vingança. Isso só o irá prejudicar. Mantenha-se neutro e calmo. Não seja explosivo. Isso não o vai levar a lado nenhum.

5. EXPLIQUE-LHE OS BENEFÍCIOS DE ESTAREM JUNTOS

Se você se sentir confiante o suficiente para falar com essa pessoa e pedir-lhe, delicadamente, que não seja tão arrogante, vá em frente. Mas prepara-se para uma discussão, se for caso disso. Quem sabe, talvez se faça luz na cabeça do arrogante, portanto até é uma boa ideia de lhe dar um tempo para mudar. Explique-lhe os benefícios de trabalharem juntos ou estudarem juntos, em nome de uma boa causa. Se vocês tiverem objetivos em comum, saliente-lhe a importância de manter uma relação cordial e positiva entre vocês.

6. IGNORE-A COMPLETAMENTE

Os arrogantes podem ser pessoas extremamente irritantes, que gostam de o humilhar toda a hora, tratando-o como incompetente. É difícil lidar com esta questão, eu sei (eu próprio já passei por muitas situações destas durante o meu percurso de vida). Portanto, o meu conselho é: ignore essa pessoa sempre que puder. Não se deixe aborrecer e faça-a ver isso mesmo. Eventualmente, essa pessoa arrogante vai perceber que não o consegue derrubar e irá perder cada vez menos tempo a chateá-lo.

Dicas e avisos

1. Não tente ser seu amigo, mas não também não seja seu inimigo. Tratando-o com a mesma arrogância só vai fazer com essa pessoa piore o seu péssimo comportamento.

2. Não se esforce demasiado a impressionar alguém que está, claramente, com o “rei na barriga”. Lidar com pessoas arrogantes requer confiança em si próprio. Não entre em depressão por causa delas. Não vale mesmo a pena.

Fonte indicada: Hoje descobri

Compartilhar
Psicologias do Brasil
Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.



COMENTÁRIOS