6 sinais de Mentes Estressadas

Por Thyara Fernandes

O estresse nos dias atuais parece ser mais comum do que gostaríamos, mas será que sabemos reconhecer quando estamos em uma situação mal adaptada de natureza real ou imaginária?

Vejam os 6 sinais de uma mente estressada.

  1. Perda de Memória

Quando estamos fadigados são comuns os lapsos de memórias, que se devem ao fator emocional e psíquico gerado pelo próprio stress. Fatos, objetos ou situações corriqueiras podem cair no esquecimento, sem que você se dê conta.

O que pode parecer inicialmente um desmazelo, se ocorrer com certa frequência, pode ser um dos indícios de que sua mente está precisando de um pouco de descanso.

2. Atenção desfocada

É aquele estágio no qual você até tenta prestar atenção em algo ou alguém, mas seu cérebro parece não acompanhar essa dinâmica da forma como se esperaria em outros tempos.

A assimilação e acomodação dos conteúdos não são absorvidas como de costume e sua capacidade de se concentrar fica diminuída.

3. Irritação

O seu grau de irritação se eleva. Pequenos gestos ou acontecimentos parecem tomar dimensões maiores do que em outras épocas. Há uma dissociação do seu próprio senso comum, contudo, naquele momento você não consegue perceber isso. Cuidado, você é a própria bomba relógio.

4. Insônia

A perda do sono é sempre algo preocupante, pois normalmente está associada há alguns problemas psíquicos conscientes ou inconscientes que acontecem com o indivíduo. O sono é essencial para que o corpo recupere os desgastes físicos e mentais que ocorreram ao longo do dia, logo, essencial para a saúde.

5. Mudança no apetite

É comum ocorrer perdas de apetite ou excessos de apetite quando algo não vai tão bem. Fato é que o corpo sente as mudanças mentais. Àquele ataque a geladeira no meio da noite ou evitar os alimentos são fatores que chamam a atenção.

6. Isolamento

Devido ao stress é comum o isolamento. O indivíduo acaba tendo uma tendência de se distanciar do grupo social que faz parte, seja para evitar possíveis atritos ou devido ao próprio sofrimento psíquico que está passando. Devemos ficar alertas aos sinais de estresse, tendo em vista que ele pode ser um precursor de diversas doenças psicológicas. A dor psíquica alerta o corpo, que apresenta os sintomas.

Então, fiquemos atentos.

Compartilhar
Psicologias do Brasil
Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.



COMENTÁRIOS