É muito simples se rodear de pessoas que, possivelmente, não são a companhia mais indicada para você.

Por isso, sempre é preciso tomar um tempo para analisar se realmente está acompanhado das pessoas certas ou não. Certamente, como acontece com muitos, você gostaria de estar rodeado de pessoas que te ajudem a crescer, que te valorizem e que sejam uma influência positiva. No entanto, a realidade é muito diferente e você precisa enfrentar o fato de que há pessoas das quais é preciso se afastar para seguir adiante e ter uma vida melhor.

Estes são alguns dos tipos de pessoas que podem lhe fazer mal se você não se afastar a tempo.

1. Os críticos negativos

É normal receber uma crítica de vez em quando, independentemente de ser negativa ou positiva. No entanto, algumas pessoas das quais devemos nos afastar são aquelas que sempre têm uma razão para criticar o que fazemos, dizemos, ou como agimos.

Quando alguém não se sente bem com a sua vida, não está satisfeito com o que faz ou sente que fracassou, tende a tentar fazer, de maneira inconsciente, com que os demais tenham a mesma sorte.

Fazem com que você não possa evoluir e chegar onde quiser porque reduzem seus níveis de confiança e autoestima. As pessoas críticas costumam ser excessivamente cruéis e não se importam em machucá-lo.

2. Os manipuladores

Outro tipo de pessoas das quais você deve se afastar são os manipuladores, ainda que sejam difíceis de reconhecer.

Isso se deve ao fato de que eles têm uma grande habilidade para que você faça o que querem utilizando todas as artimanhas que você pode imaginar.

Geralmente não buscam fazer um drama que exponha suas intenções. Simplesmente tentam manipular suas emoções para que você se sinta culpado ou responsável por certas coisas.

Isso é mais fácil para eles se você é uma pessoa de personalidade amável e sensível, pois será vista, de certa forma, como alguém mais fraco.

Este tipo de pessoa evita que você alcance seus objetivos mantendo-o ocupado alcançando os seus próprios. Por esta razão, é preciso se afastar o antes possível, ou pelo menos manter uma distância segura.

3. Os mentirosos

As mentiras são algo comum de todos os dias, mas quando alguém próximo de você mente com uma certa frequência, fica claro que não o respeita.

Este tipo de pessoas das quais você deve se afastar antes que lhe façam mal costumam ter problemas para identificar a quantidade e a magnitude de suas mentiras. Na verdade, a maioria delas nem sequer as nota.

Não se sinta culpado por retirá-los da sua vida. Depois de tudo, se é tão fácil para eles distorcer a realidade, não é de se estranhar que eles possam envolvê-lo em suas mentiras e causar problemas.

4. Os pessimistas

O pessimismo é um estado de ânimo que pode fazer com que qualquer situação, independentemente do que for, seja obscurecida e acabe mal.

Por isso, acreditamos que outro tipo de pessoas das quais você deve se afastar são as que veem tudo com pessimismo.

Sempre têm uma opinião para exteriorizar que colocará na sua cabeça o pior dos cenários possíveis.

O pior de tudo é que, na maioria das vezes, será a pessoa pessimista quem faz com que as piores situações aconteçam.

Independentemente das mil soluções que você puder oferecer, para eles os problemas sempre estão presentes. Estar ao seu lado é algo muito esgotador.

5. As pessoas mesquinhas

A mesquinhez é um dos piores defeitos que o ser humano poderia ter. As pessoas mesquinhas sempre vão encontrar qualquer desculpa para não dar nada.

Não falamos apenas de bens materiais ou financeiros. Elas simplesmente não têm a intenção de dar qualquer tipo de ajuda. Não se trata de que o façam por serem egoístas: de fato, o egoísmo costuma ser mal classificado quando é confundido com a mesquinhez.

Este tipo de pessoa sempre busca apoio nos demais e faz de cada situação a indicada para obter alguma vantagem.

Elas costumam ser o tipo de amigo que gosta de sair com você mas, na hora de pagar, encontra uma forma de se safar.

6. As pessoas fofoqueiras

O último tipo de pessoa do qual você deve se afastar são os fofoqueiros.

O fato de querer falar dos demais demonstra que existe uma certa insegurança neles. Este tipo de pessoa não sabe diferenciar entre a especulação e a má transmissão de uma mensagem.

As fofocas podem ferir muitas pessoas se não tomarmos cuidado com elas.

Por isso, compartilhar tempo com uma pessoa fofoqueira arruína a forma como os demais o veem. Poderia inclusive causar-lhe problemas ou fazer com que você ganhasse alguns inimigos sem necessidade.

Além disso, nada assegura que eles não estejam falando de você pelas costas.

Tome consciência das pessoas de quem você deve se afastar

Assim como estes, existem muitos outros tipos de personalidades que poderiam lhe fazer mal se você não tomar cuidado. Mencionamos estas porque são as que mais nos prejudicam e as que deveríamos começar a tirar de nossas vidas.

Se por alguma razão você se sente identificado com algum destes comportamentos, então é a sua oportunidade de fazer algo por você e pelos que o rodeiam.

Altere a sua conduta para que você não se arrepender quanto as pessoas boas se afastarem de você.

Imagem de capa: Shutterstock/Estrada Anton

TEXTO ORIGINAL DE MELHOR COM SAÚDE

*O conteúdo do texto acima é de responsabilidade do autor e não necessariamente retrata a opinião da página e seus editores.


Compartilhar

RECOMENDAMOS


Psicologias do Brasil
Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

COMENTÁRIOS