7 Dicas que podem ajudar no tratamento da DEPRESSÃO

A depressão é uma doença que se configura como um dos grandes desafios para os profissionais que trabalham com a saúde mental. Infelizmente ainda existe muito preconceito com elação a quem sofre e por outro lado também existe a banalização da depressão, as pessoas dizem-se estar deprimidas por situações recorrentes do cotidiano.

Contudo, o que algumas pessoas não sabem a respeito do tratamento da depressão é que além do tratamento clínico psicoterápico que é fundamental e do tratamento farmacológico (que é necessário em alguns casos) é preciso muito esforço e apoio para mudar o estilo de vida, já que isso contribui muito com a melhora e a manutenção da saúde.

Eu selecionei 7 (sete) dicas que podem ajudar nesse processo de mudança de perspectiva de vida em busca de mais qualidade e saúde.

• Tenha uma alimentação saudável, inclusive vale a pena consultar um nutricionista para fazer uma dieta apropriada, pois alguns alimentos em especial ajudam no combate a depressão, além desses alimentos específicos, fazer escolhas mais saudáveis é sempre uma boa opção;
  • Pratique exercícios físicos, se você não gosta de academias, faça uma caminhada ao ar livre ou pratique um outro exercício, acredite é muito importante e ajuda manter o equilíbrio do corpo e da mente;
  • Como anda o seu sono? Dormir bem ajuda a recuperar a energia física e também aumenta a disponibilidade, você só tem ganhos quando consegue ter um sono de qualidade que restaura as suas forças e anima o seu corpo (isso pode ser inclusive um desafio para quem enfrenta a doença, já que um dos sintomas é justamente a alteração do sono – alguns pacientes dormem muito e outros sofrem com insônia ou sono interrompido, mas lembre-se de que essas são dicas para quem já está fazendo o tratamento);
  • Passe mais tempo com a sua família e com os seus amigos, evite ficar sozinho, crie uma rede de “laços positivos”, ou seja, se aproxime de pessoas que fazem você se sentir bem, pessoas que te deixam mais seguro;
  • Aprenda a administrar o stress (inclusive existem técnicas específicas para isso na psicoterapia) e quando possível evite passar por situações que podem provocar esse sintoma;
  • Ao ouvir músicas selecione aquelas que te deixam mais feliz, algumas trilhas sonoras podem não ser uma boa opção quando estamos com o humor deprimido, escolha músicas que literalmente te animam;
  • Não use álcool ou drogas, pois eles são ingredientes poderosos para rebaixar ainda mais o humor.