Se você está procurando as melhores formas de relaxar antes de dormir, deve continuar lendo, já que falaremos sobre elas neste artigo.

Preocupações, más posturas, pensamentos por tarefas pendentes ou outras responsabilidades costumam encher a mente durante a noite.

Lembre-se de que o descanso é fundamental para recuperar as forças do organismo. Tenha em conta que nada é infalível e estes conselhos podem ou não ser efetivos, ainda que tenha disposição.

De todas as formas, é uma boa ideia testar todas as opções até que encontre aquelas que funcionem melhor.

1. Levante-se

Quando você passa muitas horas tentando dormir é provável que dê voltas e mais voltas antes de pegar no sono. Você pode levar isso por horas se for crônico e, no fim, acabará mais cansado do que antes de deitar.

Por isso, é preferível que fique de pé e vá olhar por alguma janela, caminhar um pouco, respirar ar livre, ou pode inclusive ler.

O importante é fazer alguma atividade que lhe permita cansar seu corpo e relaxar antes de dormir.

2. Mantenha uma rotina para dormir

Quando pequenos costumamos ter uma rotina de sono que nos obriga a dormir e acordar em horas bem determinadas. Isto ajuda o organismo a ter uma ordem e saber em que momento ele deve fazer qual atividade.

Infelizmente, ao crescer vamos deixando isso de lado e costumam aparecer os problemas. Ter uma rotina de sono ajuda o organismo a detectar esses momentos com naturalidade.

3. Exercite-se

Praticar uma atividade física pode ajudar a relaxar antes de dormir. Não se trata de fazer grandes rotinas que cansem ao extremo. Os exercícios ideais são:

  • Alongamentos;
  • Abdominais;
  • Ioga;
  • Nadar;
  • Caminhar.

Exercitar-se permite que o seu corpo tenha um sono mais profundo e evita que acorde durante a noite.

 4. Respeite sua cama

Pense em sua cama como seu santuário para dormir ou fazer amor. Não é bom encher a cama e nem seus arredores de energia elétrica.

Evite realizar atividades na cama com o computador, o tablet ou o celular. Além disso, é recomendável tirar a televisão do quarto.

Outra coisa que você precisa cuidar é da higiene da sua cama. Procure mudar os lençóis uma vez por semana e lavar seu colchão uma vez a cada três meses.

5. Antes de dormir, tome infusões ao invés de café

Existem plantas que ajudam a relaxar antes de dormir. Algumas das melhores são:

  • Tomilho
  • Camomila
  • Valeriana
  • Canela

Se você é dos que costumam tomar café à noite, pare de fazer isso e verá os resultados. A cafeína mantém o cérebro ativo. Ainda que durante o dia possa te ajudar a ter mais energia e trabalhar bem, a noite é completamente contraindicada.

6. Evite o álcool

Uma taça de vinho antes das 7 da noite não é nada mal, pois pode ser um bom relaxante. Porém, o consumo de álcool em excesso prejudica o sistema nervoso.

Apesar de certo que você pode dormir depois de consumir muito álcool, não obterá o descanso reparador desejado, porque o efeito passa rápido e você vai acordar várias vezes durante a noite.

7. Evite os medicamentos

A menos que se trate de um tratamento fixo, evite usar soníferos para pegar no sono.

  • Os medicamentos deste tipo dão uma solução rápida para a insônia e você vai dormir profundamente.
  • O problema é que se você os toma a longo prazo, causam dependência. Se isso acontece, poderia chegar em um ponto onde não consegue dormir se não consome comprimidos.

Lembre-se de que é melhor limitar ao mínimo qualquer coisa que não seja natural. Se você tem problemas para dormir, é mais do que recomendável que prove infusões naturais.

8. Limite os cochilos curtos se faltarem poucas horas para ir dormir

Não é nada mal dormir um pouco à tarde se a ocasião permite, sempre que tomarmos cuidado para que esse sono não passe de 30 a 40 minutos.

Se você dorme duas ou três horas em uma tarde, dificilmente conseguirá relaxar com facilidade antes de dormir, a menos que tenha acordado e passado o resto do tempo muito atarefado.

Caso sua rotina seja muito cansativa, procure dormir uns 30 minutos ao meio dia ou no máximo 4 horas antes da hora de deitar a noite.

9. Rodeie-se de um ambiente agradável

Manter seu quarto limpo e em ordem pode ajudar a relaxar antes de dormir. Evite encher seu quarto de equipamentos desnecessários, tire dali artigos que não são para o descanso tais como livros, equipamentos tecnológicos e coisas do trabalho.

Assegure-se também de ter uma luz quente e agradável em seu quarto. Isso, em conjunto com as cores adequadas, pode acelerar a chegada do sono.

Por que o sono é importante?

O descanso noturno serve para reparar e ajudar o corpo a se recuperar das atividades diárias. O ideal é dormir de 6 a 8 horas por noite.

Se você consegue relaxar antes de dormir, estará dando ao seu corpo mais vida, saúde e exuberância. Um descanso correto noturno permite ao corpo recuperar forças e favorece um funcionamento ideal dos nossos órgãos.

Imagem de capa: Shutterstock/ruigsantos

TEXTO ORIGINAL DE MELHOR COM SAÚDE

*O conteúdo do texto acima é de responsabilidade do autor e não necessariamente retrata a opinião da página e seus editores.


Compartilhar

RECOMENDAMOS


Psicologias do Brasil
Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

COMENTÁRIOS