A aprendizagem se dá em virtude das emoções envolvidas

Atualmente questiona-se nas famílias modernas alguns comportamentos inadequados das crianças e adolescentes e uma das possíveis causas, pode ser amor fraternal intenso ou até mesmo sentimento de culpa. A família é a base fundamental da educação humana, somente através do convívio familiar que adquirimos os valores morais e os padrões de vida.

Em meados dos séculos XIX, as regras estabelecidas pelos os pais e pelos educadores eram inquestionáveis, nos anos 50, os pais começaram a recorrer a uma nova atitude, passaram condenar a punição física e aprovar o dialogo e a amizade com os filhos, porém, estes diálogos passaram a ser uma conversa punitiva e não como uma forma de reflexão.

Nesta mudança de perfil, destaca-se o sentimento de culpa, que acontece devido à falta de tempo para com seus filhos, deixando-os de lado devido à necessidade de a mulher precisar trabalhar fora e a atenção adequada é substituída por presentes para compensar. Este comportamento dos pais ou responsáveis faz com que a criança sinta a falta de amor e carinho, transferindo este sentimento em desobediência para conseguir atenção.

Com este sentimento, os pais tendem a não mostrar segurança ao corrigi, e de alguma forma, demonstrar medo ou insegurança diante do comportamento agressivo da criança ou adolescente, que não corrigido de forma adequada, passa a realizar formas violentas como resposta ao comportamento agressivo dos filhos, gerando assim, consequências, o comportamento agressivo.

Os sentimentos negativos ou positivos dos pais refletem na educação dos filhos, ou seja, ao aplicar uma punição em função do seu estado emocional e não em função de um mau comportamento em si, os pais passam ensinar seu filho a discriminar o seu humor e não a reconhecer sob efeito de forte emoção, muita raiva, podendo trazer posteriormente o arrependimento.

A aprendizagem se dá em virtude das emoções envolvidas e não dos maus ou bons comportamentos que desejamos ensinar, o modelo agressivo dos pais tem influencia no comportamento dos filhos, devido a criança aprender a se comportar por imitação.

É importante destacar que, a criança ou adolescente submetido constantemente a punições físicas e psíquicas, não consegue aprender corretamente com os pais, ou seja, a punição só é capaz de controlar o mau comportamento diante daquele que pune. Crianças que apanham com muita frequência, podem se tornar apáticas, medrosas e desinteressadas.

As regras estabelecidas com os filhos devem ser criadas para permitir um relacionamento adequado entre os membros da família, os pais de certa forma não podem estabelecer regras ou castigos rígidos e difíceis de serem cumpridos, estes precisam ser possível de ser cumprido e principalmente que os pais consigam controlar-los.

Ao estabelecer regras,os pais precisam dialogar para que nem um dos dois tire o credito do outro, ou seja, que o pai, não retire o que a mãe colocou e vice-versa.

Portanto, o modelo representado pelos pais, geralmente, é um bom incentivo para as crianças, pois elas procuram imitar seus pais em tudo o que fazem, os filhos que tem atenção dos pais, nem que seja alguns segundos respondem de forma positiva os seus comportamentos.

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Eanes Moreira dos Santos
Psicóloga Clínica - CRP 09/5798. Graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC/GO, Especialista em Terapia de Casais e Família pela IEP/PUC-GO e Pós-graduada em Saúde da Família, pela UniversidadeFederal deGoiás - UFG.Atende em consultório particular com Psicoterapia Infantil e Casais, Avaliação Psicológica, Orientação Vocacional, além de participar dos projetos Descobrindo Crianças, Cativare e ValorizaPsie. É autora de dois Grupos de estudos, Equipe Multiprofissional em Políticas Públicas e o Terapia Pais e filhos.



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