A aveia, um remédio natural para tratar a ansiedade

Tratamento para a ansiedade

Embora existam diversos medicamentos farmacêuticos que prometem tratar este e outros distúrbios emocionais e psicológicos, eles nem sempre podem ser a melhor alternativa. Cada pessoa possui um caso diferente de ansiedade, por isso é importante consultar um médico e entender qual é a melhor abordagem para cada situação específica.

Além disso, para quem não quiser fazer uso dos medicamentos convencionais, já que eles podem causar efeitos colaterais e, em alguns casos, até dependência, ou para quem gostaria de complementar o tratamento de ansiedade, existem alternativas naturais e saudáveis que podem nos ajudar nesta batalha.

Manter uma alimentação balanceada e praticar atividade física com regularidade são dois hábitos que podem fazer muito para nos ajudar a reduzir a ansiedade. Os exercícios liberam endorfinas, que proporcionam bem-estar e nos ajudam a esquecer dos problemas e comportamentos que podem causar ansiedade. A alimentação equilibrada mantém nosso organismo saudável e funcionando de forma adequada, prevenindo oscilações que possam alterar nosso humor e desencadear esse transtorno.

Hoje, dentro do tema da alimentação para tratar a ansiedade de maneira eficaz,falaremos sobre um remédio natural ideal para alcançar este objetivo: a aveia.

Por que a aveia combate a ansiedade?

Estudos indicam que a ingestão de carboidratos complexos em geral ajuda a combater transtornos de ansiedade. Lembre-se de que estamos falando aqui dos carboidratos integrais, já que os alimentos feitos de farinha refinada fazem exatamente o contrário, causando oscilações no nível de açúcar do sangue e afetando a fome e os níveis de energia.

Entre as opções de carboidratos complexos, a aveia é um maravilhoso remédio natural para reduzir a ansiedade e os sintomas associados, pois ela é rica em fibras e é digerida lentamente, fornecendo assim uma fonte de energia estável e constante para o organismo, prevenindo oscilações. Além disso, também estabiliza os níveis de açúcar no sangue e ajuda a diminuir alterações no humor e aquelas fortes vontades de ingerir determinados alimentos, que podem desencadear ansiedade, irritabilidade e sintomas depressivos.

Outro ponto positivo da aveia é que ela é capaz de promover a liberação da serotonina em nosso corpo. Conhecida como o hormônio do bem-estar, ela faz com que nos sintamos mais calmos e centrados, reduzindo os sintomas de ansiedade.

Por último, a aveia ainda é rica em vitamina B e magnésio, nutrientes importantes para o combate à ansiedade.

É importante ingerir a aveia sempre acompanhada de outros alimentos saudáveis, como frutas frescas e secas, nozes e amêndoas, por exemplo. Se quiser adoçá-la, evite o açúcar, pois ele irá prejudicar o efeito benéfico da aveia de controlar os níveis de açúcar no sangue. Se quiser usar um adoçante, opte sempre pelo mel.

Se você sofrer de ansiedade, saiba que existem várias formas diferentes de incorporar a aveia ao seu dia a dia e aproveitar os seus benefícios no tratamento deste estado emocional.

Aqui, iremos dividir a receita de uma destas opções, que além de ser energética e refrescante, também é deliciosa. É uma ótima alternativa para introduzir a aveia no café da manhã, começando o dia com muito mais energia e disposição. Conheça o passo a passo da receita a seguir:

Ingredientes

  • 1 pera madura
  • 50 g de aveia orgânica sem açúcar
  • 1 copo de água (200 ml)
  • 1 colher de mel (25 g)

Como fazer

  • O preparo é muito fácil. O primeiro passo é descascar a pera e cortá-la em pedaços para que fique mais fácil de bater.
  • Em seguida, coloque-a no liquidificador juntamente com a aveia orgânica sem açúcar e o copo de água.
  • Bata até obter uma textura homogênea e cremosa. Quando chegar à consistência desejada (também depende da sua preferência) adicione a colher de mel para adoçar naturalmente. Você pode servir esta batida fria com duas pedras de gelo. Fica uma delícia!

Dicas finais

Além de tornar a aveia uma parte constante do seu dia a dia, não se esqueça de praticar atividades físicas e de manter uma alimentação leve e equilibrada.

Cuide também do seu estado emocional, importantíssimo para combater a ansiedade. Dedique um tempo a você mesmo e ao autoconhecimento. Faça suas atividades preferidas e não se esqueça de praticar exercícios de relaxamento. A meditação e a ioga também são boas opções para reduzir os transtornos de ansiedade.

TEXTO ORIGINAL DE MELHOR COM SAÚDE

Compartilhar
Psicologias do Brasil
Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.



COMENTÁRIOS