A importância de um plano de ação para ter sucesso!

A ação de cada dia é o sucesso do amanhã. No processo de coaching o fator chave é a definição de uma meta, definição que o coachee escolhe ou por meio de ferramentas e técnicas ou quando ele já vem para o processo de coaching com uma meta em mente. O fato é que ter sonhos não quer dizer que eles irão se concretizar, para que tudo vire realidade você precisa AGIR. O arquiteto pode planejar uma casa, mas precisa do engenheiro para erguê-la que consequentemente precisa do mestre de obras e sua equipe.

E do que um coachee precisa para alcançar a sua meta?

Ações, o coachee precisa traçar ações de alta performance, que o coloque em situações na qual ele precise pesquisar, conhecer, buscar e fazer algo para a sua meta. Um bom plano de ação é o que levará o coachee a conquistar a sua meta. Quando as ações são planejadas com cuidado e estratégia o próprio cliente percebe que planejamento é o que dá corpo a qualquer ação. Antes de ir para o mercado de trabalho, todos nós nos preparamos e planejamos, mas a grande diferença é que quando começamos a agir esquecemos de planejar, afinal de contas você não tem tempo para pensar em estratégias pois o mercado cobra de você agilidade e rapidez.

Quando o coachee vem para o processo de coaching, ele se depara com a falta de compromisso e preguiça, que tomaram conta dele após algum tempo sem o planejamento. A máquina fica enferrujada e então ele aprende tudo novamente, você não pode querer algo sem buscar o porquê você quer, e como você deve fazer para conseguir. O mesmo acontece no processo de coaching, suas ações fazem parte do seu sonho. Não adianta só pensar positivo, pois como diz Leandro Karnal, “se colocar alguém em cima de um prédio e dizer; pensa positivo que você vai voar e empurrar a pessoa o pensamento não irá se realizar.”

O pensamento positivo ele esta atrelado a atitude e ações positivas, você pode ir além quando você estuda e sabe onde esta pisando e como deve pisar. Mas desenvolver um bom plano de ação vai depender de como o seu coach conduziu a sessão, quais perguntas e ferramentas foram utilizadas para que ele conseguisse tirar o melhor de você para com a sua meta. Quando elaboramos um plano de ação diário tudo se torna mais fácil, pois as ações que te levaram ao sucesso estarão escritas e caso não de para executar todas as tarefas você saberá onde faltou dedicação e empenho.

Não pense que apenas o pensamento pode te levar ao topo, partir para a ação com o planejamento afiado ainda é a melhor estratégia adotada por pessoas de sucesso, e se eu posso te dar um conselho tenha gratidão por tudo que você tem e aprenda a agradecer mais. Quem vence na vida não pode esquecer que humildade, dignidade e honestidade são peças de um mesmo tabuleiro. Se você não sabe se planejar e traçar ações eficazes procure um coach, o processo de coaching pode te ajudar!

Compartilhar
Gabriela Cecarechi
Gabriela Cecarechi é Psicóloga Organizacional e do Trabalho e Coach.



COMENTÁRIOS