A influência negativa dos amigos

Já parou para pensar que as pessoas que te rodeiam podem representar algo negativo? “Me diga com quem andas que te digo quem és”. O ditado é real, embora ninguém seja clone de ninguém. O importante é identificar até que ponto algumas companhias podem passar uma imagem para a sociedade que você não gostaria.

Qual o sentido de estar rodeado de pessoas que não lhe acrescentarão nada? Se a pressão social é forte, imagine o quão melhor seria se você estivesse em torno de grandes formadores de opinião e pessoas de substância. Pessoas que influenciam você a crescer e querer conseguir mais.

Você ficaria surpreso ao saber que existem milhares de pessoas que não percebem o quão tóxicos são seus amigos. Talvez você esteja nessa situação agora. Existem algumas situações em que é muito mais difícil – ou até impossível – se afastar de pessoas tóxicas, por exemplo, em um ambiente de trabalho ou a situação familiar, mas em se tratando de círculo de amizade, você tem como tomar uma atitude.

Identificando amizades tóxicas

Há certas pessoas que podem estar te afundando, e você nem se deu conta disso. São más influências que sempre querem lembrá-lo de seus erros passados, tirar sarro, te desmotivar ou fazer você se sentir julgado. Estes são os mais óbvios. Pergunte-se se estar rodeado por este perfil é algo que você faz por conveniência ou é porque realmente quer desfrutar da companhia. Eles incentivam ou colaboram para seus planos de vida? Se a resposta a qualquer destas perguntas é ainda incerta, então é o momento de refletir sobre o seu círculo social e afastar aqueles que atrasam  a vida. Já reparou como as mulheres reparam nos amigos do cara que estão a fim?

Identificando os verdadeiros amigos

São aqueles que fazem você querer aprender com eles não porque você acha que eles estão acima de você, mas porque você vê as qualidades que eles possuem, e daí surgem as afinidades. Amizades fortes são relacionamentos pautados em dois caminhos: ensino e aprendizagem.

Outro ponto importante é poder estar cercado por pessoas que o aceitem tal como é, e que essa relação seja recíproca em todos os aspectos. A boa amizade é aquela em que as afinidades e diferenças convivem de forma harmoniosa, criando um clima, de certo modo, familiar entre as pessoas.

Veja os perfis que atrasam a vida:

  • Pessoas que não costumam finalizar seus projetos, tanto pessoais quanto profissionais
  • Pessoas que gostam de analisar as atitudes alheias nas mais diferentes situações
  • Pessoas com a vida profissional bagunçada, sem objetivos claros e que pulam de um emprego para outro, demonstrando difícil adaptação
  • Pessoas que não têm boas relações familiares. Família a gente não escolhe, mas aceita. É preciso ter base
  • Impulsivos: Fazem sem pensar, podem comprometer as pessoas à sua volta em diversas situações
  • Faltam com a verdade até com os mais próximos
  • Escondem o passado. Ninguém sabe de onde vieram, não apresentam amigos antigos, nem comentam situações de tempos atrás
  • Indecisos: Podem te deixar na mão a qualquer momento. Nunca têm certeza do que querem realmente, nem para daqui alguns anos, nem para amanhã
  • Pessoas com dificuldade de relação com outras de opiniões diferentes. Você pode não concordar, mas precisa respeitar
  • Pessoas com necessidade de auto-afirmação e ego inflado. Elas serão sempre mais importantes que qualquer motivo que possa surgir no meio do caminho

Fique de olho e elimine o que não acrescenta!

Marcel Costa, do AreaH.


TEXTO ORIGINAL DE YAHOO VIDA E ESTILO

Compartilhar
Psicologias do Brasil
Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.



COMENTÁRIOS