A tristeza não é o fim do mundo

Quantas vezes você já sentiu que a tristeza parecia o fim do mundo? Lembre-se daqueles momentos em que você achou que a sua vida era um túnel escuro profundo no qual parecia impossível vislumbrar uma saída. No entanto, há sempre algum motivo para não perder a fé e a esperança. Você só tem que saber encontrá-lo.

Porque a verdade é essa: a tristeza não é o fim do mundo. Na realidade, está tudo na nossa mente. Depende de nós cair em estados pessimistas e melancólicos que fazem tudo à nossa volta parecer sombrio.

Como a tristeza surge?
A tristeza é uma emoção que, se não estivermos preparados, não formos cautelosos e fortes, pode acabar se apoderando do nosso ser. É preciso muito pouco esforço para isso, e ela pode acabar sendo muito cômoda, como Flaubert insinuou.

“A tristeza, embora seja sempre justificada, muitas vezes é apenas preguiça. Nada precisa de menos esforço do que estar triste.”
-Séneca-

Um processo duro, como a perda de um ente querido, pode provocar uma profunda tristeza. Uma decepção amorosa, um trabalho pouco satisfatório, situações familiares complexas, mal entendidos e decepções… Existem dezenas de motivos que podem desencadear situações depressivas difíceis de superar.

A tristeza não é necessariamente negativa. Ela traz uma situação complicada, mas é um estado de ânimo totalmente natural e aceitável. Não seríamos seres humanos com sentimentos se, depois da perda de um ente querido, não sofrêssemos o poço de vazio que isso deixa em nós.

No entanto, não é bom abandonar as rédeas da nossa mente aos caprichos de qualquer emoção, incluindo a tristeza. É normal e saudável ficar de luto por um tempo, mas torná-lo eterno não é.

Superando os estados de tristeza
A nossa própria razão será a responsável por informar quanto tempo de luto nós precisamos. Uma vez passado o trauma, nada nos impede de retomar aos poucos uma vida que não tem que estar invadida pela tristeza e pela decepção.

“Você não pode impedir que os pássaros da tristeza voem sobre a sua cabeça, mas pode impedir que façam um ninho em seu cabelo.”
-Provérbio chinês-


Nós nunca podemos nos fechar e dizer não à superação dos problemas. Na nossa mente reside a capacidade de avançar, de ser otimista, de agir de forma positiva e de tratar de ser feliz. Não existe um botão no cérebro que ative e desative a tristeza, mas nós sabemos o que nos faz feliz, o que nos diverte e ilumina. É para aí que devemos olhar para superar a tristeza.

A tristeza não deve nunca ser o fim do mundo, muito pelo contrário. Ela deve ser o começo de uma nova vida na qual valorizamos mais o que temos ao nosso redor. Desfrute tudo o que você conquistou, porque nada justifica estar o resto da sua existência sofrendo um estado depressivo.

Razões para seguir em frente
Saia de dentro de casa e olhe o quanto você já conquistou. Amigos, família, trabalho… Todos nós temos conquistas das quais nos orgulhamos, que nos permitem ser positivos e viver o presente com felicidade, enquanto olhamos para o futuro com esperança.

Existe sempre uma luz no fim do túnel. A princípio ela estará distante e fraca, mas com esforço e determinação, vamos nos aproximar dela e ela vai ficar cada vez maior, fazendo com que brilhe como uma estrela no céu.

Procure pelos motivos que te fazem feliz. Pense que o amigo que se foi não te quer triste, confie nas pessoas que te amam, faça atividades das quais você gosta e que acha divertidas, busque as coisas positivas que existem em você e esprema até a última gota… em suma, aproveite cada segundo da vida, porque cada um é único e não voltará a se repetir.

Uma emoção como a tristeza não representa o fim do mundo. Na verdade, existem muitas razões pelas quais vale a pena seguir em frente e não se deixar abalar por um sentimento que nos leva à melancolia.

Fale com o seu coração em uma conversa direta e sincera. Procure nele tudo o que você gosta, que te deixa animado e te faz feliz. Pratique todos os dias o amor próprio e o carinho para com os outros, e pense em todos os momentos que a tristeza não é o fim do mundo, mas uma situação que te obriga a seguir em frente com mais vontade de ser feliz todos os dias.

TEXTO ORIGINAL DE A MENTE É MARAVILHOSA

Compartilhar
Psicologias do Brasil
Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.



COMENTÁRIOS