Adolescência: período de mudanças

Por que os adolescentes mudam de comportamento e oscilam de humor? Como lidar com essas mudanças?

Porque a adolescência é um período cheio de mudanças, sejam fisiológicas, hormonais, bioquímicas e comportamentais bem como de psicoadaptaçao para o enfrentamento de um espaço que deixa de ser o infantil para adentrar em uma fase de novas experiencias e descobertas. Ele não é mais criança, mas também não é adulto ainda. Sendo assim, é esperado que o adolescente, em face a tantas mudanças, apresente oscilações de humor e mudanças comportamentais.

Mas, como lidar com os comportamentos típicos dos adolescentes?

Nesta fase da vida, o adolescente esta’ motivado e propenso a explorar o ambiente, por este motivo é necessário que a família esteja preparada pra lidar com assuntos que dizem respeito às drogas, sexo, comportamentos de risco, dentre outros. A principal ferramenta é o dialogo e por este motivo os pais devem procurar estar efetivamente e afetivamente próximos aos filhos e buscar informações sobre questões que norteiam o seu mundo e da companhia dos mesmos, pois o adolescente tem a tendencia de imitar comportamentos para ser aceito no grupo, portanto existe vulnerabilidade social para comportamentos indesejáveis. Procure compreender os processos da dinâmica adolescente e do grupo em que ele frequenta.

Atualize-se e cultive o diálogo.

Compartilhar
Soraya Rodrigues de Aragão
Dinâmica de Grupos (LDG), capacitação em Prevenção ao uso de Drogas pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), é Sócia da Sociedade Italiana de Neuropsicofarmacologia e membro da Sociedade Italiana de Neuropsicologia. Desenvolveu o projeto intitulado: “Consultoria Estratégica em Avaliação Emocional”.



COMENTÁRIOS