Agora pode ser a hora de realizar seu sonho. Você não está velho. Acredite!

Você já se sentiu velha ou velho demais para realizar seu sonho?
Já olhou para os lados achou que perdeu o ‘time’ de colocar em prática aquele projeto que têm há tanto tempo? Ou mesmo já se pegou pensando que precisa resolver logo sua vida, que precisa ter sucesso em tudo, mesmo sem saber o que é que realmente quer fazer?

Mesmo sem conseguir definir seus planos e metas sente-se oprimido por não conseguir alcançar o tão sonhado sucesso profissional.

Calma! Não é só você que se sente assim e passar por isso é mais comum do que você possa imaginar. Talvez a influência das tantas informações que recebemos pela internet tenham a ver com isto, com esta crença generalizada que precisamos atingir o topo da nossa vida profissional logo. Não é incomum ver blogs e sites de notícias divulgando startups de jovens com menos de 25 anos, assim como youtubers (que é inclusive uma jovem área de atuação profissional) que são em geral pessoas bastante jovens, atingindo muitas conquistas pessoais e profissionais.

Isso faz com que pessoas como você comecem a se questionar: “Afinal, o que estou fazendo da vida? ” Se estiver com mais de 30 e tantos anos então… a sensação de frustração pode aumentar, tornar-se sufocante e lhe fazer se sentir sem saídas.

Mas não se desespere! Não é regra ter sucesso profissional aos 20 e poucos anos! Aliás, isto é bem pouco frequente na vida real. Canais que divulgam estas notícias o fazem com tanta ênfase justamente por isso. Se fosse algo comum não seria notícia e não teria tanta repercussão. Então, fique tranquilo e siga com paciência e naturalidade seus planos. Não precisa correr, ou pior: ficar paralisado na frustração porque não conseguiu chegar “lá” ainda!
Na via contrária das notícias sobre os jovens bem-sucedidos, circula na internet uma lista bem bacana que mostra que realmente não precisamos nos preocupar e sofrer tanto com isto. O texto cita exemplos mundialmente conhecidos. Veja alguns:

“Aos 23 anos, Oprah estava sendo demitida do seu primeiro trabalho como repórter. Enquanto Stephen King trabalhava como zelador e morava em um trailer aos 24 anos.

Van Gogh falhou em ser um missionário e decidiu fazer faculdade de Artes quando chegou aos 27 anos. Já JK Rowling era uma mãe, vivia só com sua filha e necessitava de auxílio do governo aos 28. E com 30 anos, Harrison Ford era carpinteiro, a mesma idade Martha Stewart era corretora de seguros.

O primeiro quadrinho de Stan Lee foi lançado quando ele tinha 40 anos. E Alan Rickman desistiu de sua carreira como designer gráfico para atuar quando chegou aos 42 anos. Samuel L. Jackson só conseguiu seu primeiro grande papel quando tinha 46 anos. E Morgan Freeman teve seu primeiro grande papel aos 52 anos.

Ou seja, qualquer que seja seu sonho, não é tarde demais para alcançá-lo! Você não é um fracasso porque você não encontrou fama e fortuna aos 21 anos de idade. Está tudo bem, mesmo que você nem saiba ainda qual é seu sonho! ”

Muito reconfortante saber disso tudo, não é mesmo? Tantas pessoas queridas e com enorme sucesso que todos conhecemos não começaram a brilhar tão cedo. Mas, o sonho deles estava lá em algum lugar da vida, da psique, da mente e também do corpo deles, porque não? Os sonhos estavam lá aguardando, sendo gerados e como em qualquer gestação é necessário um tempo de amadurecimento para que o feto, seja um bebê ou um projeto, possa se desenvolver saudavelmente, tomar forma e estar preparado para vir ao mundo.

Então não fique pensando que este tempo que você julgou estar parado, achou que estava estático foi em vão. Não foi perda de tempo, mas um período de amadurecimento de seu projeto e da sua vida. Até porque é necessário amadurecer para conseguir tocar certos projetos.

J.K. Rowling, por exemplo, trouxe ao mundo a magia de Harry Potter e junto com ele trouxe-nos bem mais que isto. A maturidade que atingiu passando pela vida e pelas dificuldades a levou a criar um mundo mágico que toca a adultos e crianças e deposita nos corações esperança e fé de que o bem vence, mesmo que o caminho não seja fácil. A obra fala de amor, amizade e tantos outros valores que são muito importantes para continuarmos na vida em busca de nossos sonhos.

Mas, mesmo sabendo desta informação você ainda pede se perguntar: Mas por onde começo?

Isso me faz indagar-lhe sobre algumas questões: Você já se escutou? Sabe qual é seu sonho? Como ele é? Como você se sentiria o realizando? Percebe como seu corpo reage a esta pergunta? Quais são as sensações quem lhe vem quando você imagina seu sonho sendo realizado? Antes de responder… apenas sinta!

Agora que você já entrou em contato com o seu sonho, já perguntou para a pessoa que melhor sabe como é este sonho (você!), vamos pensar nos próximos passos para alcançar o seu lugar ao sol:

lugar ao sol

• Não fique se lamentando pelo que tempo que passou e oportunidades que “perdeu”.
Você não perdeu oportunidades, acredite! Você apenas não estava preparado para isto, não saberia como tocar seu projeto naqueles momentos, pois ainda não tinha maturidade para isto. O tempo serve para nos ajudar a amadurecer e através dele nos preparamos para novas etapas em nossas vidas.

• Tente identificar o que você já tem para a realização do seu sonho.
Talvez você esteja bem mais perto do que imagina! Muitas habilidades fundamentais para chegar lá já fazem parte de você e precisam apenas ser valorizadas, reconhecidas e potencializadas.

• Liste o que precisa.
Faça um passo a passo, inclua até mesmo as coisas que possam parecer mais simples. Você verá que não está tão longe quanto acreditava e que muitas coisas podem ser feitas dando pequenos passo de cada vez. Afinal, qualquer caminhada começa com o primeiro passo. e é realizada dando um passo por vez.

• Pesquise também sobre as coisas que você ainda não tem.
Se você deseja cursar uma faculdade por exemplo, olhe sites das universidades que tem o curso que você gosta; se quer abrir um negócio, comece a pesquisar o valor de locação de um imóvel na região que você deseja abrir sua primeira loja. Não importa se você não vai realizar agora. Você precisa estar preparado quando sua hora chegar.

• Tente estabelecer um prazo para a realização das etapas.
Mas faça uma previsão real e possível para ser cumprida, ok? Inclua as etapas anteriores, planeje quanto tempo irá levar para conhecer as possibilidades de realização de cada uma delas, assim você tira seu plano do campo dos sonhos e o transforma em um projeto. Afinal, como disse Cazuza, “”. Então, não adianta ter um sonho se não for para ser realizado.

• Aproveite as oportunidades!
É incrível o quanto a sincronicidade da vida nos coloca frente às oportunidades que buscamos.
Ontem eu estava pesquisando sobre escolas de danças (tenho um sonho: dançar dança do ventre!). Vi a página de uma escola no Facebook que me chamou a atenção, mas acabei me distraindo e não curti. Hoje pela manhã pesquisei no histórico de navegação do meu celular, mas não achei porque tinha acessado pelo notebook. No final da tarde tomei o metrô e, ao levantar para ceder o lugar para uma senhora esbarrei em uma mulher que estava sentada no banco ao lado. Para minha surpresa ela estava usando uma blusa de moletom com o nome da escola de dança que eu tanto pesquisei e isto aconteceu exatamente chegando na estação do metrô em que a escola está localizada! Comentei com ela sobre esta sincronicidade.
Você já notou isto em sua vida? Sempre acabam surgindo oportunidades que lhe ajudam a atingir seus objetivos. Sua energia atrai o que emite. Então, se as coisas não estão legais reveja seus pensamentos e crenças para ajustar as velas da energia e navegar nos mares da realização dos seus projetos. E se tiver oportunidades que possam ajudar, aproveite!

• Siga sua intuição.
Confiar na sua intuição é muito importante. Então, silencie as vozes das cobranças, do autojulgamento, do medo e da insegurança e ouça o que sua intuição tem a lhe dizer e que caminhos ela aponta.

• Acredite em você.
Não adianta fingir, hein? A gente logo percebe quando alguém está fingindo acreditar em nós, não é? Quando alguém está sendo sociável, simpático e educado notamos através de algumas palavras e até da expressão corporal. Pois é! Então imagine você mesmo tentando fingir acreditar? Não dá né? Acredite de verdade, abra seu coração para você. Olhe-se no espelho e conte para si seus medos. Depois responda a eles com o carinho e acolhimento que você daria para as pessoas queridas a quem você tão frequentemente aconselha. Invista este afeto que você espalha pelo mundo também em você!

• Você é a sua medida.
Bom, já falamos que ninguém tem que se basear pelas pessoas que ficam milionárias aos 20 e poucos anos e vimos os famosos que tornaram-se bem-sucedidos depois de certa idade. Estes são exemplos que nos aliviam. São dois polos: os do muito jovens e o dos mais velhos. Mas, você saberá qual será o seu momento de chegar “lá”! Se você seguir um pouco do que já refletimos até aqui é possível que o seu caminho desponte e que você comece a conquistar o que deseja. Cada um tem a sua hora, a diferença é o quanto cada um de nós está disposto a ouvir da vida que nossa hora chegou. Para isto é preciso aceitar o que não sai como você tanto planejou e ver o que há de positivo nisto. Tem muito trabalho a fazer, não é?

Então, é isso! Vamos transformar sonhos em planos e planos em realizações.
A hora certa para começar é quando você estiver preparado!

Compartilhar
Fernanda Alcantara
Psicóloga e psicoterapeuta junguiana em formação pelo Instituto Sedes Sapientieae no núcleo Jung e Corpo. Adoro auxiliar as pessoas a organizar suas vidas, suas histórias e dar um novo sentido às coisas e as experiências. Por isso, também sou Personal Organizer, auxiliando neste processo dentro do consultório e em suas casas, quando necessário.



COMENTÁRIOS