Animais de Estimação: Você sabe por que são tão bons para a saúde física e mental?

Não há nada mais prazeroso que dar e receber carinho. Um animal de estimação é como um bebê que nos necessita, e poder cuidar dele nos enche de amor. É justamente por isso que ter animais é ideal para a saúde: pois nos enchem de pensamentos positivos, nos fazem sentir bem com nós mesmos e nos ajudam a reduzir o estresse.

É verdade que ter um animalzinho em casa implica trabalho e dinheiro: é necessário que você se assegure de que ele está vacinado, saudável e alimentado. Se é um cachorro, devemos encontrar tempo para levá-lo para passear, e se é um gato, que tenha um ambiente adequado para que possa se sentir confortável.

No entanto, esse esforço não se compara aos benefícios que tem para a nossa saúde tanto física como mental.

Por que é bom ter animais?

Nos ajudam a aliviar a ansiedade e o estresse

Está cientificamente comprovado que fazer carinho em um animal de estimação nos relaxa, nos descontrai e nos gera sentimentos e pensamentos positivos.

Ao nos sentirmos menos ansiosos, deixamos de recorrer a substâncias nocivasque nos ajudam a diminuir as tensões, como o tabaco ou o fast food. Se você está procurando deixar de fumar ou abandonar um hábito nocivo para a sua saúde, ter animais pode ser de grande ajuda.

Por outro lado, existem muitos casos de casais que não podem conceber uma criança,  mas uma vez que compram um cachorro, se sentem menos ansiosos já que encontram um ser para dar poder lhes trazer carinho. Assim, ao baixar os níveis de ansiedade, conseguem a tão desejada gestação.

Aumenta a nossa auto estima: Nos fazem sentir acompanhados e queridos

Não há nada mais reconfortante que chegar do trabalho e saber que seu cachorrinho estará saltando de alegria assim que te ver entrar.

Animais são a melhor desculpa para fazer exercício

Um cachorro em casa nos obriga a levá-lo ao parque. Qual melhor desculpa para dar um passeio e treinar um pouco? Se você procura perder peso, sair para caminhar ou correr  com um cachorro é uma excelente atividade.

Animais nos ajudam a ser mais sociáveis

Sair para passear com seu cachorro pode ser uma incrível oportunidade para iniciar conversas no parque com outros que estejam o mesmo que você.

Bom exemplo para as crianças

Para os menores, ter animais é ideal para aprender valores positivos, como a responsabilidade e o cuidado com o outros.   

Tenha algumas considerações prévias na hora de escolher um animal de estimação

Quantas horas dedicar a ele?

Um gato é ideal para uma pessoa ocupada, já que não necessita tantos cuidados e pode ser feliz dentro de casa. Um cachorro precisa sair para passear diariamente. Você estaria disposto a leva-lo ao parque todos os dias?

Em todas as cidades há lugares onde podemos adotar gatinhos ou cachorros sem dono. Apesar de não serem de raça, nos darão o mesmo amor que qualquer animal com pedigree, e faremos feliz um animal de estimação que em outras condições estaria em uma carrocinha sozinho.

Muitos foram resgatados da rua ou de situações violentas. Se você tem muito amor para dar, o que está esperando para adotar um cãozinho?

Aonde deixaríamos nossos animaizinhos se viajássemos?

Quanto espaço poderíamos oferecer a eles?

Cães de raça pequenos são ideais para apartamentos, enquanto que as raças grandes poderiam se sentir desconfortáveis em lugares reduzidos.

Feitas essas considerações, não espere mais: não há nada mais saudável que dar e receber amor.

TEXTO ORIGINAL DE MELHOR COM SAÚDE

Compartilhar
Psicologias do Brasil
Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.



COMENTÁRIOS