Ansiedade: O que leva o individuo ficar ansioso?

Por Marta Batista
Perda de status, conforto, poder econômico, afeto, amizade, relacionamento, privilégios, vaidades são fatores que em alguns casos podem levar o individuo a dispara o estado ansioso. Em estado de desequilíbrio  emocional, o simples contato com o novo, com situações inesperadas e desconhecidas são o suficiente para disparar ou ativar o estado ansioso, características psíquica da pessoa ansiosa é uma excitação uma aceleração do pensamento, como se estivéssemos elaborando, pensando uma maneira de nos livrar do perigo ou problema e da maneira mais rápida possível. Este movimento mental em alguns casos, acaba causando uma certa confusão mental, um aumento da sensação, incapacidade de se livrar do perigo ou problema,  diante de  algumas sensações que só faz aumentar ainda mais o estado ansioso, tais como: mãos, pés  suados, boca seca, passando a língua entre os lábios, apertando os lábios, puxando os fios de cabelo, insônia, entre outros…
Em alguns casos a manifestação da ansiedade podem ser bastante precoce começando desde cedo uma criança agitada, às vezes, hiperativa, que chora com facilidade, em alguns casos com dificuldades de dormir, traumas de infância, grandes sustos, perdas afetivas ou mesmo materiais também podem desencadear quadros ansiosos importantes, mas não chegariam a ser causas especificas. A tentativa de se livrar deste universo de sensações e sentimentos, que tenha características desequilibradas, desajustadas, são causadoras dos seguintes transtornos:
+ Transtorno Obsessivo Compulsivo;
+ Transtorno Hipocondríaco;
+ Transtorno Histérico;
+ Transtorno Fóbico.
 Precisando de ajuda, procure suporte médico e psicológico. Cuide-se.
Marta Batista é Psicóloga Clinica, Hospitalar e Neuropsicóloga.   
Compartilhar
Marta Batista
Psicóloga Clinica/Hospitalar Especialista em Neuropsicologia. Trabalha na profissão há mais de dez anos. Ministrou aulas em uma instituição de Ensino. Atualmente trabalha em dois hospitais e tem um consultório em Recife- PE , onde realiza atendimento aos sábados. Contato: martabsn4.1@gmail.com



COMENTÁRIOS