Assistir vídeos de gatinhos fofos na internet não é apenas mais uma perda de tempo, segundo uma pesquisa, publicada na revista científica “Computers in Human Behavior”, esses vídeos ajudam a melhor o humor e aumentam a vontade de trabalhar. A pesquisadora Jessica Gall Myrick, professora de Comunicação da Universidade de Indiana Bloomington, entrevistou quase 7 mil pessoas sobre o que elas achavam dos vídeos de gato e como eles afetavam seu humor.

O principal objetivo era descobrir se os vídeos de gatos tinham o mesmo efeito de fazer terapia com animais ou se as pessoas se sentem mal depois de assistirem a esse tipo de vídeo por causa da culpa por estarem procrastinando. “Muita gente acha que esse não é um tópico sério de pesquisa, mas ver vídeos de gatinhos é um dos principais usos da internet hoje. Se queremos entender os efeitos da internet nas pessoas, não podemos ignorar estes vídeos”, afirmou Jessica.

A maioria dos participantes revelaram que assistem os vídeos para relaxar e fugir do estresse do trabalho. A análise descobriu que a felicidade em ver os gatinhos é maior do que a culpa que as pessoas sentem por procrastinarem. Além disso, os resultados mostraram que após assistir um vídeos as pessoas se sentem mais energizadas para trabalhar e sofrem menos com emoções negativas como ansiedade, irritação e tristeza.

“Essa descoberta promove a ideia que ver gatos na internet pode realmente funcionar como uma forma de pet terapia digital e/ou aliviar o estresse dos internautas”, disse a pesquisadora.

Vida da gatinha Nala

Um dos canais de vídeo de gatos utilizados para a pesquisa foi o “Nala Cat”.

TEXTO ORIGINAL DE MINHA VIDA

Imagem de capa: Shutterstock/takashikiji

*O conteúdo do texto acima é de responsabilidade do autor e não necessariamente retrata a opinião da página e seus editores.


Compartilhar

RECOMENDAMOS


Psicologias do Brasil
Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

COMENTÁRIOS