Bom humor: Sinônimo de saúde

Para compreendermos o que é o bom humor, primeiro é necessário entender o que são sentimentos e emoções.

Emoções são reações breves a acontecimentos que ocorrem em nosso corpo e mente.

Sentimentos são as mesmas reações, mas elas não são breves. Elas podem durar dias, meses ou anos. Por exemplo, um susto é momentâneo, é emoção, mas ter medo de algo já é sentimento.

Então o bom humor pode ser compreendido como emoção, pois ele pode ser momentâneo, mas se perdurar, podemos cultivá-lo como bom sentimento.

Estudos feitos sobre o bom humor, bons sentimentos e afetividade apontam para uma boa qualidade de vida de uma pessoa, sobretudo para a prevenção de doenças e recuperação de moléstias. É fácil notar que, em um local, alguém de bom humor favorece o ambiente para que ele fique agradável. Assim ocorre também com o nosso organismo. Quando cultivamos sentimentos e emoções positivas, nosso corpo responde, reagindo de maneira mais positiva.

Qualquer sentimento afeta o nosso fisiológico. Por isso a importância de se cultivar um bom humor para a saúde. Podemos, pois, levar a vida de forma mais leve, mais divertida. Além do mais, estar bem humorado subentende-se estar sorrindo, e o riso tem um importante papel na redução dos hormônios envolvidos na fisiologia do estresse.

É claro que estar sempre bem humorado todos os dias não é possível, pois tem aquele dia em que acordamos menos dispostos, que queremos ficar mais sozinhos e recatados, e isso é normal. Mas valer-se de sentimentos e emoções boas, além de fazer bem para o nosso corpo todo, faz os nossos dias mais alegres, mais divertidos e contagia as pessoas à nossa volta.

Compartilhar
Geysianne Marquezólo
Psicóloga Esp.CRP14/ 05130-9 Docente na Faculdade de Educação, Tecnologia e Administração de Caarapó- FETAC Psicologia Forense. Psicóloga Clínica Telefones: (67) 9926-7723 / (67) 8454-9565 Comercial: (67) 3463-1568



COMENTÁRIOS