O cansaço no dia a dia pode ter mais motivos do que ter dormido pouco. No entanto, dormir pouco ou mal é um dos fatores mais comuns para a falta de energia durante o dia, outros podem ser alimentação, ficar até mais tarde acordado ou dormir com colchões e travesseiros que não fazem bem ao seu tipo de corpo. Mas é essencial que fique atento a alguns sinais que podem indicar doenças que precisam de tratamento.

A anemia é uma das doenças que podem estar relacionadas ao cansaço durante o dia a dia. A baixa produção de hemoglobina, proteína que transporta o oxigênio pelo sangue causa fraqueza e pode até levar a queda de pressão. Podem ser problemas hereditários ou a falta de ferro no sangue. Neste caso, fique atento a sua alimentação.

Hipotiroidismo é outra doença que faz o ritmo do corpo ficar mais devagar. É a falta de hormônio da tiroide que causa fraqueza e apatia. Em grande parte das vezes, a doença pode ser hereditária. A depressão também é algo que devemos ficar atento. A falta de vontade de realizar atividades do nosso dia a dia pode ser um indício que é necessário atenção.

Além dessas, o estresse diária pode interferir na nossa saúde noturna e diurna. Ter espaços ou atividades que relaxam o organismo e o psicológico é uma alternativa. Caminhar, ler um livro ou ver algo que distraia nossa mente pode ser uma das opções para aliviar e, quem sabe, até refletir no nosso sono.

TEXTO ORIGINAL DE BONDE

Imagem de capa: Shutterstock/Visual Generation

Compartilhar


RECOMENDAMOS


Psicologias do Brasil
Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

COMENTÁRIOS