Cientistas descobrem como uma simples mudança pode melhorar um relacionamento amoroso.

Veterano na lista de “palavrinhas mágicas”, um “muito obrigado” é o mínimo de educação que se espera de qualquer pessoa em situações do dia a dia, mas no âmbito de um relacionamento amoroso, ele pode ser essencial. Isso é o que prova uma pesquisa realizada por professores da University of Georgia, nos EUA, que identificaram a gratidão como elemento-chave na hora de evitar atritos desnecessários e eventuais rompimentos.

“Nós identificamos que sentir-se apreciado e acreditar que seu parceiro te valoriza influencia diretamente em como você encara o relacionamento, em quão comprometido você está e na sua expectativa de que o relacionamento vai dar certo”, explicou Ted Futris, coautor do estudo. Segundo a pesquisa, publicada no jornal Personal Relationships, mostrar gratidão é especialmente importante durante períodos de estresse e discussões, durante os quais os parceiros estão mais pré-dispostos a “explodir” e a tomar uma posição defensiva. “Expressões de gratidão de apreciação podem neutralizar ou amortecer os efeitos negativos desse tipo de interação [discussões] na estabilidade do relacionamento”, afirmou.

A pesquisa foi feita com 468 casais, que responderam a questões sobre estabilidade financeira, padrões de comunicação no relacionamento e expressões de gratidão. Para Futris, o que distingue um casamento bem-sucedido do fracassado não é a frequência com que um casal briga, mas como eles brigam e como eles tratam um ao outro no dia a dia. Mais do que nunca, um “muito obrigado” nunca é demais!

TEXTO ORIGINAL DE HYPENESS

Compartilhar
Psicologias do Brasil
Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.



COMENTÁRIOS