Como as pessoas inteligentes lidam com as pessoas tóxicas

Você pode se deparar com narcisistas, mentirosos, compulsivos, manipuladores, só para mencionar alguns.

O problema com as pessoas tóxicas é que mesmo que você queira evitá-las, elas sempre acham um jeito de se meter na sua vida. Suas ações nascem da necessidade de pertencer a algum grupo, e você pode ser o escolhido.

 

Por sorte, existem algumas alternativas que as pessoas inteligentes usam para evitar que as pessoas tóxicas se instalem na sua vida uma vez que foram identificadas.

“Quanto mais conheço as pessoas, mas eu gosto do meu cachorro”.
-Diógenes de Sínope-

Neste artigo veremos uma série de conselhos para lidar com as pessoas tóxicas. Aproveite-os! As pessoas inteligentes:

pessoas-toxicas

1. Não dão atenção às pessoas tóxicas

O que as pessoas tóxicas mais procuram é atenção. Querem que alguém os veja e os faça sentir importantes. A qualquer custo procurarão que cada evento ou situação seja focado neles.

Quando você perceber que uma dessas pessoas conseguiu o seu desejo, ignore-a e não lhe dê atenção. Se a pessoa tóxica dominou uma conversa, mude o tema e dê oportunidade para que outros falem.

O mais comum é que essa pessoa procure atrair a conversa para onde se sente segura.Você pode evitar isto explicando que o tema já passou e que agora estão em outro assunto.

Em questão de minutos, a pessoa tóxica se afastará. Com o tempo, se afastará completamente quando notar que não recebe a atenção que procura.

2. Não contam os seus segredos aos fofoqueiros

Quanto mal consegue fazer a pessoa que não sabe guardar segredo! As pessoas tóxicas não têm nenhum problema em divulgar o que você disse. Além disso, criticam e falam mal pelas suas costas.

Às vezes é complicado identificar estas pessoas porque costumam parecer confiáveis e amáveis. Mas há sinais que o ajudarão:

  • Falam mal dos outros.
  • Sempre comentam os segredos que lhes foram confiados.
  • Procuram que as pessoas confiem neles assim que os conhecem.
  • Quando você fizer algum comentário sobre outra pessoa, irão contar a ela/ele.

O melhor antídoto para os amantes da fofoca é não contar-lhes nada. Simplesmente viva a sua vida sem convidá-los. Se entraram no seu círculo social, mantenha distância.

Como você espera que outra pessoa guarde o seu segredo, se você mesmo, ao confiá-lo, não soube guardá-lo?
-Francois de la Rochefoucauld-

3. Passam tempo, muito tempo, com seus amigos de verdade

As pessoas inteligentes sabem que ter uma rede de apoio forte é importante na vida.Quando você tem isto, nem precisa se preocupar com as pessoas tóxicas. Você simplesmente terá pessoas que o apóiam no momento em que precisar.

As pessoas inteligentes sabem que os amigos verdadeiros são mais valiosos do que qualquer bem material.

4. Evitam os manipuladores

As pessoas inteligentes sabem que os manipuladores podem arruinar uma vida. As pessoas que manipulam ferem para alcançar seus objetivos.

Para evitar os manipuladores, primeiro você precisa aprender a identificá-los. Você saberá que eles são manipuladores porque todos os seus sentimentos se tornam negativos.

São as pessoas que fazem você se perguntar se está fazendo as coisas direito com um sentimento que dói.

pessoas-toxicas

 

5. Deixam que os mentirosos se envolvam em si mesmos

As pessoas tóxicas costumam mentir de forma compulsiva a outras pessoas e a si mesmas. Precisam se convencer de que estão dizendo a verdade para se sentirem melhor. Infelizmente, para eles, as mentiras sempre são descobertas.

As pessoas inteligentes não ficam bravas com as mentiras, nem discutem, só deixam que a verdade caia pelo seu próprio peso.

Isto costuma acontecer cedo ou tarde, porque manter uma história falsa é difícil e as contradições não demoram a aparecer.

6. Não se envolvem em dramas ou discussões

As pessoas tóxicas são especialistas em argumentar por qualquer coisa. Se alguma coisa não sai como desejam, prepare-se para uma discussão e um drama que durará horas.

Elas gostam que todos fiquem sabendo dos seus problemas. Amam ser o centro das atenções e não perdem a oportunidade.

Se você está nesta situação, aja de forma racional. Procure falar com a pessoa tóxica com calma. Se você não conseguir, finalize a discussão explicando que assim não conseguirão chegar a uma solução e peça que o procure mais tarde.

Em caso do problema não ter solução ou da pessoa  não querer solucioná-lo, simplesmente diga que esse já não é assunto seu.

Ignorar as pessoas tóxicas é uma verdadeira arte.

Você levará algum tempo para entender que você não precisa destas pessoas na sua vida. Uma vez que você o fizer, será mais livre.

Texto original de A Mente é Maravilhosa

Compartilhar
Psicologias do Brasil
Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.



COMENTÁRIOS