Como eliminar a procrastinação com a regra de dois minutos

Você também sofre ou tem problema com a procrastinação (diferimento ou adiamento de uma ação)? Todos temos uma infinita lista de coisas a fazer, de sonhos a realizar, de praticar exercícios, estudar idiomas e uma gama de tarefas que sem planejamento vamos empurrando com a barriga. Adiar uma tarefa ou outra é normal, mas quando o ato de adiar se torna constante, estamos agindo com a procrastinação. E a pessoa que procrastina várias tarefas acaba resultando :

– stress

– sensação de culpa

– perda de produtividade

– vergonha em relação aos outros, por não cumprir suas responsabilidades e compromissos

– Entre outros sintomas

A Regra de 2 minutos (2-minute rule) apresentada por David Allen no seu livro best seller , Getting Things Done ajuda de uma maneira simples a vencer a procrastinação e preguiça, tornando-se fácil começar a tomar as rédeas da sua vida, segue o mesmo princípio de Meditar em 1 minuto que já postamos aqui.

A Regra 2 minutos se baseia em duas partes :

Parte 1 – Se alguma tarefa demorar menos de dois minutos, então, faça-a imediatamente.

É surpreendente quantas coisas adiamos que poderíamos fazer em dois minutos ou menos. Por exemplo, lavar a loiça imediatamente após a sua refeição, jogar a roupa na máquina de lavar, tirar o lixo, limpar a desordem, enviar um e-mail, e assim por diante.

Se uma tarefa leva menos de dois minutos para completar, em seguida, execute-a imediatamente, sem pestanejar.

 

Parte 2 – Quando você inicia um novo hábito, deve levar menos de dois minutos para iniciá-lo.

Pode executar todos seus objetivos em menos de dois minutos? Claro que não, certo ?

Mas, o primeiro passo pode ser iniciado em 2 minutos ou menos. E esse é o propósito por trás desta pequena regra.

Pode soar como uma estratégia muito básica para seus grandes objetivos de vida, mas eu não é. Ela funciona para qualquer objetivo por causa de uma simples razão: a física da vida real.

A Física da Vida Real

Como Isaac Newton nos ensinou há muito tempo atrás, os objetos em repouso tende a permanecer em repouso e objetos em movimento tendem a permanecer em movimento. Isto é tão verdadeiro para os seres humanos quanto para as maçãs caindo.

Regra de 2 minutos trabalha para grandes metas, bem como para pequenas metas por causa da inércia da vida. Uma vez que você começar a fazer alguma coisa, é mais fácil continuar a fazê-lo.

A Regra 2 minutos parte da idéia e que todos os tipos de coisas boas acontecem quando você começa, começar sempre é o grande desafio.

Quer se tornar um escritor melhor? Basta escrever uma frase (Regra de 2 minutos), e muitas vezes você acabará escrevendo para uma hora. Quer comer mais saudável? Basta comer uma porção de fruta (Regra de 2 minutos), e muitas vezes você se sentirá inspirado a fazer uma bela salada saudável também. Quer tornar a leitura um hábito? Basta ler a primeira página de um novo livro (Regra de 2 minutos), e antes que você perceba, os três primeiros capítulos se foram. Quer correr três vezes por semana? Toda segunda-feira, quarta-feira, e sexta-feira, é só pegar os tênis de corrida sair na porta (Regra de 2 minutos), e você acabará inspirado a correr alguns kms, em vez de apertar o controle da TV.

 

A parte mais importante de qualquer novo hábito é começar – e não apenas o primeira vez, mas toda vez que irá executar a tarefa. Em muitos aspectos, o começar é mais importante do que ter sucesso.

A Regra de 2 minutos não é sobre os resultados que você conseguirá, mas sim sobre o processo de realmente fazer o trabalho. Ela funciona muito bem para as pessoas que acreditam que o sistema é mais importante do que a meta. O foco está em agir e deixar as coisas fluírem naturalmente. Seguir o princípio de fiz a minha parte, a vida se encarrega do resto.

Experimente agora

Eu não posso garantir se ou não a Regra de 2 minutos irá trabalhar para você. Mas, posso garantir que isso nunca vai funcionar se você nunca tentar.

O problema com a maioria dos artigos que você lê, vídeos que assistie é que você consome a informação, mas nunca colocá-os em prática.

O que você esta procrastinando e leve menso de 2 minutos, levante e faça-o agora.

TEXTO ORIGINAL DE YOGUI

Compartilhar
Psicologias do Brasil
Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.



COMENTÁRIOS