Como funciona a autossabotagem no emagrecimento.

Como funciona a auto-sabotagem? Bem, pode ser entendido de várias maneiras, mas o termo popular seria ” dar um tiro no próprio pé”. No que se refere a um desejo íntimo de atingir um objetivo, mas que por razões variadas, nos fazem ter atitudes indesejadas que por sua vez, acabam fazendo com que sabotamos o processo antes de atingir a meta desejada, como por exemplo: durante uma dieta para emagrecer, que pode resultar até em uma compulsão alimentar.

Esse tipo de comportamento é mais comum do que  se  imagina e na maioria das vezes, as pessoas não se dão conta de que estão sabotando seu próprio emagrecimento, quantas vezes você se pegou comendo uma caixa de chocolate, pote de sorvete ou exagerou em uma refeição, mesmo sabendo que isso afetaria seu emagrecimento, ai você escuta uma voz que diz:  “É só dessa vez, hoje pode, estar liberada, depois você perde com exercício físico”.

Em seguida vem as decepções da vida, no relacionamento, no trabalho, nos estudos, na saúde, na verdade esses deslizes  e tropeços não passam de armadilhas que nós mesmos criamos em nossa vida, como forma de se autossabotar devidos a diversas  razões.

Seja pelo medo de fracassar ou até pelo medo de ser bem sucedido, a verdade é que a auto-sabotagem é um comportamento totalmente real e ao mesmo tempo imaginário.  Aí vem a perguntar: Qual  o objetivo de sabotar nossas metas, sonhos se estamos trabalhando duro para alcançá-los? É  assim que nosso cérebro funciona diante de muitos obstáculos.

Mas o que podemos fazer? Descobrir o problema, entendê-lo e aprender como tratá-lo e superá-lo, compreender entender o nosso psicológico que o leva a esse tipo de comportamento?

O primeiro passo é tentar identificar qual a razão que leva a fazer isso, segue algumas dicas:

+ descubra qual a raiz do problema:

+pare de dar desculpas ;

+ aprenda a visualizar seu futuro, trace metas e objetivos;

+ estabeleça metas curtas alcançáveis;

+ não deixe para manhã o que pode fazer hoje.

Se nenhuma dessas dicas conseguir te ajudar a vencer a auto-sabotagem o próximo passo será procurar ajuda de um profissional (psicólogo) poderá ajudar você a não desistir de conquistar seus objetivos. O importante é nos aceitarmos, mesmo com todas as nossas imperfeições. E além de alimentar o corpo, também devemos alimentar nossa mente com uma dose de autoestima, autoconfiança e segurança e alimentar o nosso lado espiritual, ai conseguiremos naturalmente sentir uma mudança positiva em nosso comportamento e encontrar o equilíbrio.

Compartilhar
Marta Batista
Psicóloga Clinica/Hospitalar Especialista em Neuropsicologia. Trabalha na profissão há mais de dez anos. Ministrou aulas em uma instituição de Ensino. Atualmente trabalha em dois hospitais e tem um consultório em Recife- PE , onde realiza atendimento aos sábados. Contato: martabsn4.1@gmail.com



COMENTÁRIOS