Como lidar com os pensamentos de suicídio – Se te sentes suicida lê isto primeiro

Se estás a ter pensamentos de suicídio, não estás sozinho. Muitas pessoas irão ter pensamentos de suicídio ao longo das suas vidas. Alguns problemas podem te deixar sem esperança e sobrecarregado. Sentir-se suicida não é sinal de fraqueza e não quer dizer que és fraco.

“O suicídio não é uma escolha, ele acontece quando a dor for superior aos recursos para lidar com a dor. “
Você não é uma má pessoa, ou louca, ou fraca porque você se sente suicida. Isso não significa que você realmente quer morrer, isso só significa que você tem mais dor do que aquela que você consegue suportar neste momento.

Podes pensar que não tens mais opções e que o suicídio é a única forma de parar o sofrimento emocional, mas enquanto este sofrimento parece difícil de suportar e permanente, com o tempo e ajuda os sentimentos de suicídio iram parar.

Você pode sobreviver aos sentimentos suicidas se você fizer qualquer uma destas duas coisas:

(1) encontrar uma maneira de reduzir a dor, ou
(2) encontrar uma maneira de aumentar os seus recursos de enfrentamento

Como lidar com os pensamentos de suicídio

1) Isto é temporário e irá passar
Precisas de saber que as pessoas passam por isto, até pessoas que se sentem piores do que tu agora mesmo. Estatisticamente, há uma grande probabilidade que irás viver e isto passar.

2) Promete não fazer nada neste momento
Mesmo que estejas com muito sofrimento e com pensamentos de suicidio, dá a ti mesmo alguma distancia entre os pensamentos e os actos. Faz uma promessa a ti mesmo, por exemplo diga a você mesmo “Eu vou esperar 24 horas antes de eu fazer qualquer coisa drástica.” Ou uma semana.

Lembre-se que os sentimentos e as ações são duas coisas completamente diferentes – apenas porque você sente suicida, não significa que você tem que realmente fazer isso neste exato momento.

Você já fez isso, apenas lendo esta página. Você pode fazê-lo por mais 5 minutos, continuando a ler esta página. Continue indo, e perceber que, enquanto você ainda se sente suicida, você não está, neste momento, agindo sobre esse pensamento.

3) Não vais sentir alivio se tiveres morto

Muitas vezes as pessoas se voltam para o suicídio porque essas pessoas estão buscando alívio da dor. Lembre-se que o alívio é um sentimento. E você tem que estar vivo para senti-lo.

Você não vai sentir o alívio da dor que você tão desesperadamente procura, se você estiver morto.

4) Faz o oposto daquilo que estás a sentir

Quando tens pensamentos de suicídio, pode ajudar fazer o oposto daquilo que sentes.

Por exemplo, quando as pessoas se sentem deprimidas normalmente elas querem ficar sozinhas. Fazendo o oposto pode ajudar nos sentimentos da depressão

5) Há pessoas que te podem ajudar

Algumas pessoas vão reagir mal aos seus sentimentos suicidas, ou porque estão com medo, ou com raiva; e isso pode aumentar a sua dor, em vez de ajudá-lo, apesar das suas intenções, dizendo ou fazendo coisas impensadas. Você tem que entender que essas reacções são sobre os seus medos, e não sobre você.

Mas há pessoas lá fora que podem te ajudar neste momento horrível, e não te vão julgar, ou discutir contigo, ou enviar-lhe a um hospital, ou tentar falar com você de quão mal você se sente. Eles simplesmente irão cuidar de ti. Encontre um deles. Agora. Use suas 24 horas, ou a sua semana, e diga a alguém o que está acontecendo com você. Não há problema em pedir ajuda.

6) Tens de continuar a cuidar de ti

Sentimentos suicidas são já em si traumáticos. Depois eles desaparecem, mas você precisa continuar a cuidar de si mesmo.

A terapia é uma boa ideia para ajudar a recuperar, assim como os vários grupos de auto-ajuda disponíveis, tanto na sua comunidade como na Internet.

7) Problema – Resolução

Pensa em maneiras que potencialmente podem resolver os teus problemas. Faz uma lista de todos os problemas que estás a lidar neste momento. Depois, faz uma lista de todas as soluções que pensas que pode resolver os teus problemas.

Perguntar a alguém em que confias para te ajudar a fazer isto pode ser útil. Lidando com um ou mais pequenos problemas de cada vez pode te ajudar a por um fim aos pensamentos de suicídio. Quando estiveres a pensar mais claramente podes enfrentar outros problemas maiores.

8) Segue o teu plano de segurança
Depois de preenchido o plano de seguranca, segue-o.

Contactos úteis de apoio

Brasil

CVV – Como vai você (site)
Geral
141

Portugal
SOS – Serviço Nacional de Socorro
Portugal, Europa
112

FONTESair da Depressão
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