Como parar de sentir que você não é o suficiente?

Alguma vez aconteceu que, sem importar o que fizer, sente que não é suficiente? Que, sem importar o que aconteça, não termina de cumprir suas expectativas? Se você estiver passando por isso agora mesmo, saiba que você não está só.

São muitos os que se sentem dessa maneira em vários momentos da vida.

Muitas vezes nos deixamos levar pelas expectativas que nos fizeram acreditar que devemos cumprir. Também tratamos de alcançar as metas que os outros nos impuseram, mas que não nos motivam. Se você trabalhar para alcançá-las é possível que termine satisfazendo aos outros, mas que se sinta vazio, inútil e cansado.

Pode sentir que não é suficiente em qualquer área. Desde a parte física, com todas essas modelos com corpos perfeitos, até a parte intelectual (acadêmica ou no trabalho). Inclusive no que diz respeito a sua família, quando se espera que cumpra um estereotipo impossível de alcançar ou que não corresponde com você.

Como isto não é nada saudável para você, daremos alguns conselhos para que saia dessa zona tão cinza na qual se encontra.

1. Lembre-se de que ninguém é igual a ninguém

Este é um grande passo para começar. Quando reconhece que ninguém é igual a ninguém entende que não tem sentido trabalhar para imitar aos demais. Você é um ser único. Conta com defeitos, mas também está cheio de qualidades que o tornam uma pessoa única.

Quando entender que ninguém é como você, começará a ver suas qualidades e se dará conta de que se comparar com os demais é inútil. Isto também lhe ajudará a valorizar aos demais sem criticar as diferenças. Com um pouco de sorte, sua visão do mundo mudará muito.

Valorize-se, deixe de sentir que não é suficiente e comece a valorizar o quão único você é.

2. É você quem escolhe as metas

Muitas vezes nos deixamos levar pelo que a sociedade indica como meta:

  • Se você está acima do peso, esforce-se para emagrecer porque o melhor é parecer uma modelo.
  • Se não tem a aparência como a de tal atriz, então você não é bonita.
  • Se não conta com uma casa ou dinheiro como o dono do Facebook, você não é uma pessoa de sucesso.

As coisas não devem ser assim. O sucesso é medido de diferentes maneiras para cada tipo de pessoa e nós não deveríamos medir o nosso sucesso em função do que os outros esperam. Se você está acima do peso, sua meta não deveria ser ficar como uma modelo de passarela, mas sim de alcançar um peso que seja saudável para você.

Também não precisa ter toneladas de dinheiro para ser uma pessoa de sucesso. Talvez descubra que aprender e tratar de ser melhor a cada dia é mais do que suficiente para se sentir bem consigo mesmo. Lembre-se de que cada meta é tão única quanto quem a propôs, assim que, não deixe que os outros decidam por você.

3. Esforço não é igual a sofrimento

É comum que, ao nos determinarmos uma meta e trabalharmos nela, pensemos que é normal sofrer, ainda que realmente não seja. Se aquilo no que trabalha o fizer sofrer e sentir que não é suficiente, é melhor que analise se é esse o caminho que você realmente deseja.

Apesar de todos os caminhos levarem a Roma, você deve decidir qual é a sua Roma. Ou seja, ao se sentir preso no caminho ou na meta, se não é o que você esperava, é preferível que pare agora mesmo. Analise se essas emoções vêm só por desespero ou porque a meta não é o que você esperava.

Se não é o que esperava, simplesmente, não se sinta mal: nunca é tarde para começar de novo. Se o caminho que tomou não é o indicado, mude de estrada. O dono de sua vida é você, e é você a única pessoa que deve gostar do que vive.

4. É perfeito

Muitas vezes, sentir que não é suficiente vem da ideia de que se não faz algo de forma perfeita, é um fracasso.

Você deve lembrar de que você é perfeito pelo simples fato de ser você. Quando quiser alcançar a perfeição, você tenta ser alguém que você não é e isso se torna uma viagem longa e tormentosa.

Ser perfeito em tudo não é algo natural e nem trará felicidade. Você deve ter orgulho do que já fez, inclusive dos erros que já cometeu. Graças a eles você conta com esse conhecimento que o faz ser uma pessoa melhor a cada dia de sua vida.

5. Pare de sentir que você não é o suficiente

Este é o passo mais importante e o mais complexo, pois você deve entender que parar de sentir que não é suficiente é algo que só você pode fazer. A felicidade e aceitação é algo que vem mais do interior do que do exterior. Quando começar a valorizar todo o caminho que percorreu para chegar aonde está agora, verá tudo o que cresceu e tudo o que superou.

Descobrirá que não só é suficiente para o que for, mas sim que, agora mesmo, é um vencedor.

Imagem de capa: Shutterstock/Stock-Asso

TEXTO ORIGINAL DE MELHOR COM SAÚDE

Compartilhar

RECOMENDAMOS


Psicologias do Brasil
Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

COMENTÁRIOS