Como se recuperar após o fim de um relacionamento

Por Luiza Franco

O fim de um amor não é fácil para ninguém. Terminar o relacionamento pode ser uma das coisas mais dolorosas que vamos passar na vida, e não só uma vez. Todos nós podemos nos apaixonar ou perder um grande amor a qualquer momento.

Relacionamentos duram anos, meses, dias, não importa o tempo e sim a intensidade, de qualquer forma, sempre é difícil aceitar a ruptura e continuar.

Por isso, se você está vivendo esse drama, nós sabemos o que você está sentindo e vamos te ajudar.

Tenha certeza de que toda essa dor irá passar em menos de um ano

Mesmo que você esteja sofrendo muito, com dor até pra respirar, fique tranquilo que essa sensação irá passar. O mundo pode parecer um lugar ruim, as pessoas podem parecer más, a sensação é de que jamais será feliz com alguém, mas calma, isso não é verdade. Você vai superar isso. Você tem todo o direito de chorar, reclamar, comer porcaria assistindo a uma comédia romântica, mas chega uma hora em que o drama deve ir embora. Quando você se sentir um pouco melhor, abra-se para conhecer novas pessoas.

Cuide de você

Ninguém tem o direito de abalar sua autoestima, isso pode ser mais perigoso do que você imagina. Você pode até não se sentir bom o suficiente quando leva um fora, pode sentir que perdeu o controle e que ninguém te ama. Mas isso tudo faz parte de uma fantasia criada por você mesmo. Quando levamos um pé na bunda é normal procurar o erro em nós, porque daí resolvemos e tudo volta a ficar bem, mas na maioria das vezes o problema está com a outra pessoa ou com o momento de vida e maturidade de ambos. Se você não se sente digno de um amor, faça alguma coisa para sentir, pois um dos pilares do amor é a admiração. Torne-se uma pessoa admirável.


Foco no futuro

Eu sei que é difícil, mas quando um relacionamento acaba, o melhor que podemos fazer é olhar para frente. Não queira saber o que o ex está fazendo, isso só trará um sofrimento desnecessário. Também não fique relembrando de todas as palavras que ele disse quando terminou para tentar descobrir o que deu errado no seu relacionamento. Já acabou, o melhor a fazer agora é aceitar. Nem todo mundo será bom para você e você também partirá alguns corações ao longo da vida.

A pessoa certa vai aparecer no momento certo

Mas que momento certo é esse? Será quando você estiver inteira, sendo uma pessoa admirável que motivará outras pessoas a serem como você é. Nos apaixonamos por quem admiramos. E aceitamos o amor que achamos que merecemos, então se você só está atraindo pessoas erradas, olhe para sua autoestima e comece a se tornar alguém melhor. Logo você estará apaixonada novamente e achará graça de tanto sofrimento do passado.

Tudo o que acontece é o melhor que poderia acontecer

É bem melhor estar sozinha do que com alguém que não te ama. Às vezes as pessoas não se apaixonam por nós e não tem nada de errado com a gente. Lembre-se dos maus momentos, do sofrimento que já existia quando estavam juntos. Agora você tem a chance de conhecer alguém que te ame e te trate como você merece.


Use o sofrimento como aprendizagem

Todas as pessoas são professores, todos nós ensinamos e aprendemos com os outros. Não existe sofrimento que não traga um grande ensinamento. Busque aprender alguma coisa com o fim de um relacionamento.

FONTEMundo da Psi
Compartilhar
Psicologias do Brasil
Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.



COMENTÁRIOS