Conheça os 6 tipos mais comuns de Transtorno de Ansiedade

Ela é considerada um dos males do século XXI e poucas pessoas estão livres desse mal. Estamos falando da ansiedade, que pode surgir no indivíduo apenas com a simples participação dele na sociedade. Ela se caracteriza por uma sensação ou sentimento decorrente da excessiva excitação do sistema nervoso central diante de uma situação que o cérebro identifica como perigo.

Mas, antes de mais nada, devemos deixar claro que a ansiedade é uma reação normal diante de situações que podem provocar medo, dúvida ou expectativa. Porém, ela está ligada à FORMA como o indivíduo interpreta as situações da vida, podendo ser definida como um estado mental subjetivo.

Acontecimentos como o primeiro dia em um novo emprego, o nascimento de um filho e o casamento estão entre os principais causadores dos sintomas da ansiedade. Em casos como esse, ela é considerada normal porque funciona como um sinal que prepara o indivíduo para enfrentar o desafio e, mesmo que ele não seja superado,  favorece sua adaptação às novas condições de vida.

Mas se não for controlada, pode resultar no surgimento de enfermidades psicossomáticas, ou seja, doenças que afetam a saúde física e mental. Isso ocorre quando o indivíduo não elimina de forma saudável a tensão gerada pela ansiedade que usa o próprio organismo para descarregar esta tensão.

Abaixo listamos algumas imagens, publicadas originalmente na Revista Mente e Cérebro, que apresentarão 6 tipos de transtorno de ansiedade.

1 2 3

4 5 6

Referências: APMDFESPMente & Cerébro. Via: Equilíbrio em Vida

Compartilhar
Psicologias do Brasil
Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.



COMENTÁRIOS