Por Adriana de Araújo

Já ouviu falar em análise SWOT? A sigla esquisita vem do inglês e cada letra significa um aspecto:
Esta é uma ferramenta muito conhecida e utilizada para fazer análise da situação para ajuda na toda de decisão. O método SWOT é principalmente posto em prática nas empresas pode ser usado na vida pessoal.

Como usar a análise SWOT na minha vida?

Quando estamos nos organizando para uma mudança, criandos novas metas ou quando colocamos nossa atenção e pensamento que algo pode ser diferente é preciso organização e estratégia. Essa ferramenta SWOT pode ser usada para compreender os pontos de atenção para efetivamente deixar de ser apenas uma vontade e realizar uma nova ação. Quem quer mudar de carreira, por exemplo, pode fazer um levantamento dessas ideias:

Quais são seus pontos de força e habilidades individuais
Quais pontos de fraqueza ou questões emocionais que podem ser desenvolvidas para melhoria
Quais as reais oportunidades no mercado de trabalho
Quais as ameaças e medos percebidos (reais e imaginários) nesse momento de tomada de decisão.
Qual o diferencial da análise SWOT?

Esses pensamentos que o SWOT traz vão além do tradicional prós e contras, que é muito útil, mas não é completo. Entender as vantagens e o que não é tão vantajoso é um passo para o começo da análise.

No momento que você entende esses conceitos, você abre sua mente para ideias ainda não pensadas. Você tem mais segurança que suas escolhas serão adequadas e lhe satisfarão por completo. O momento de análise tem como objetivo ponderar as circunstâncias futuras na tentativa de evitar culpa, arrependimento e mal estar. Viver algo novo plenamente requer adaptação, criatividade e energia.

Quando recorrer à análise SWOT?

Essa análise pode ser usada em diferentes momentos da vida. Quando pensamos em toda de decisão, percebemos que isso faz parte da vida no geral. Estamos constantemente fazendo escolhas. Escolhemos uma profissão, amigos, como agir em determinada situação, o estilo de roupa, a casa que vamos morar, a cidade, o país, o politico que vamos votar, etc. O SWOT é um apoio para uma percepção maior quando se têm dúvidas sobre o que se pode escolher.

Não há necessidade de uso da ferramenta para todas as decisões. O SWOT vem como complemento quando podemos pensar situações importantes e de grande impacto na qualidade de vida de quem precisa escolher e pensar o melhor caminho. Estar lúcido e sereno no que se faz é fundamental para a segurança da ação.

Durante a sessão de psicologia ou coaching, os profissionais ajudam o cliente ou coachee com várias ferramentas e métodos, como por exemplo, a análise SWOT para que possam compreender melhor suas escolhas e consequências de suas ações.

Sucesso naquilo que busca e até breve!

TEXTO ORIGINAL DE MINHA VIDA

Imagem da capa: Shutterstock/ESBProfessional

Compartilhar

RECOMENDAMOS




Psicologias do Brasil
Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

COMENTÁRIOS