Consumismo e Burnout

“No mundo há o suficiente para todos, mas não basta para a cobiça de uma só pessoa”

_Gandhi

A síndrome de Burnout está relacionada com sentimentos de vazio existencial no contexto do trabalho. Isso acaba acarretando a despersonalização e, consequentemente ao desgaste emocional.

Mas o que isso tem a ver com o consumismo? O trabalhador se sente quase obrigado a comprar para seguir as tendências da moda e as novas tecnologias. As ofertas de consumo em diferentes meios de comunicação insistem para que as pessoas cada vez mais adquiram “coisas” que prometem a conquista da felicidade, do amor e aceitação social. Desta forma, trabalha-se muito e com pouca motivação para pagar contas que foram feitas quase irracionalmente, apenas para tentar preencher um vazio existencial através de bens materiais. Sendo assim, cada vez mais se esvanece o sentido do trabalho.

O consumismo traz confusão mental e dificulta a autotranscendência. A pessoa começa a perder a autenticidade, ou seja, faz escolhas e depois tem dificuldade em assumir a responsabilidade pelo que fez.

A seguir, você verá quatro aspectos importantes a serem lembrados frente a uma decisão de compra:

  1. O autodistanciamento: separe-se da situação, observe-a de longe e analise: de acordo com as minhas necessidades, os efeitos desse produto no sistema ecológico, a ética da produção, o custo e a qualidade, etc. ele é necessário, útil ou supérfluo?
  2. A autotranscendência para compreender o valor da decisão. Que sentido tem esta compra? De que forma ela se relaciona positivamente comigo mesmo e com meus familiares? É fonte de solidariedade? Busco uma identidade fictícia mediante esse objeto?
  3. A liberdade na decisão. Estou condicionado por fatores publicitários ou de aceitação social?
  4. A responsabilidade na ação. Obviamente, depois de ponderar em profundidade a compra, decido e ajo. Compro se tiver de comprar e me esqueço de tudo se decidi não fazê-lo.

Simples assim!

Referência: Almada, R. (2013) O cansaço dos bons: a logoterapia como alternativa ao desgaste profissional. Vargem Grande Paulista, SP: Editora Cidade Nova.

 

CLÍNICA DE PSICOLOGIA DEISE AZEVEDO

Fone: 45 9838-4425 – em Cascavel-PR

*Atendimento – particular e convênios

Acompanhe nossa Fanpage https://www.facebook.com/consultoriodepsicologiaa

E-mail: psideiseazevedo@gmail.com

Compartilhar
Deise Azevedo
Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental-E-mail: psideiseazevedo@gmail.com-CRP 08/17934-Fone: 45 9838-4425, em Cascavel-PR



COMENTÁRIOS