Crise?…Crie!

A palavra “crise” origina-se do do latim “crisis” e do grego “Krísis” (escolha) ou “Krino’ (distinguir). Tem a ver com o ato de separar, decidir, julgar. Refere-se a um evento ou momento decisivo.
Você tem ouvido a palavra “crise” em qualquer lugar que vá, não é? O governo está em crise, a economia está em crise, as empresas estão em crise…
E, você… está em crise? Em crise existencial, em crise conjugal, em crise de identidade, em crise emocional, em crise de valores?
Pois bem, é deste tipo de crise que vamos falar.
Quantas vezes adiamos um probleminha até ele se tornar um problemão?
Quantas vezes fingimos não estar vendo as coisas a nossa volta se perderem, as pessoas se afastarem, os vínculos se romperem e continuamos insistindo em manter relacionamentos que nos fazem mal (no casamento, no trabalho, no círculo de amigos, etc.) e nos submetendo à situações que nos adoecem?
Podemos pensar que momentos de crise são uma oportunidade para analisar o caminho já percorrido e buscar novas maneiras de crescer e se desenvolver.
Um momento de crise nos paralisa, nos coloca um ultimato e nos leva a fazer escolhas e a tomar decisões.
É um momento no qual podemos rever nossas atitudes e buscar aprender a lidar com as emoções que nos surgem de maneira apropriada, sem nos deixar dominar por elas, enfrentando as pressões internas e externas.
Para saber que rumo tomar diante de um momento de crise é preciso, antes de mais nada, conhecer a si mesmo.
Conhecer a si mesmo significa cuidar de si, fortalecer suas emoções e não deixar que os obstáculos te desviem dos seus desejos.
Um momento crítico pode ser a chance de dar um basta naquilo que nos faz repetir as mesmas coisas, de nos soltarmos das amarras que nos prendem, de assumir um novo compromisso com nós mesmos, descobrindo novas habilidades e talentos, despertando para novos desafios.
Inovar e reinventar-se pode ser a saída para fazer as escolhas mais acertadas da sua vida.
Embora a psicoterapia não seja apenas para os momentos de crise, ela pode te ajudar. Pense nisso!
Compartilhar
Audrey Leme
Psicóloga Clínica de abordagem psicanalítica; Atualmente atende em consultório particular e no Dispensário Madre Tereza de Calcutá na cidade de Limeira-SP; ministra palestras para a comunidade com temáticas voltadas ao desenvolvimento humano. Também possui formação em Administração de Empresas e experiência na área de RH (Recrutamento & Seleção e Treinamento e Desenvolvimento).



COMENTÁRIOS