Domine suas emoções, domine sua vida

Às vezes nos sentimos tristes, melancólicos, e apesar de não sabermos o motivo, acabamos deixando o nosso dia cinzento. Outras vezes, acordamos estressados e tudo parece dar errado. Por outro lado, quando estamos apaixonados, energizados e felizes, tudo parece fluir na maior perfeita harmonia. As emoções exercem um poder extraordinário nas nossas vidas. Se não conseguimos controlá-las, perdemos também o controle sobre nossos pensamentos, atitudes e escolhas.

A capacidade de dominar as emoções e utilizá-las em prol do que se deseja é uma habilidade poderosa. Para que isso aconteça, é importante que o indivíduo saiba quais são os fatores que determinam suas emoções. Esses fatores formam uma tríade. Juntos, podem gerar qualquer estado emocional.

Pode parecer loucura o que vou te contar, mas é a pura verdade: independente da circunstância que você esteja vivenciando, não é ela que vai determinar como você será afetado emocionalmente! Isso quer dizer que você pode escolher de que forma os fatos irão te afetar através da utilização da tríade, que é formada pela fisiologia, foco e linguagem. Então, vamos à explicação de cada fator,

# Fisiologia

Todas as emoções geram uma ação fisiológica no seu organismo. Se você fica estressado, por exemplo, seu coração bate mais forte, seus músculos recebem mais sangue para poderem entrar em ação e sua respiração fica mais acelerada. A forma como você usa seu corpo também tem efeito direto nas emoções. Se você curva seus ombros, inclina sua cabeça para baixo e faz uma expressão facial de tristeza, você vai passar a se sentir como tal.  Você pode, ao contrário disso, erguer seus ombros e cabeça, respirar calma e profundamente e colocar um sorriso no rosto. Assim, você estará energizando seu corpo e mandando sinais elétricos para seu cérebro que irá, em contrapartida, liberar substâncias bioquímicas relacionadas a um estado emocional positivo.

# Foco

Nossas vidas são controladas pelo que focamos, ou seja, para onde direcionamos nossa atenção e consciência. Por isso devemos focar para onde queremos ir e não para o que vivemos ou para o que tememos. Se você recebe uma advertência do seu chefe, por exemplo, e direciona sua atenção para suas limitações ou para o medo de falhar novamente, você será dominado por emoções e pensamentos limitantes. Por outro lado, se você foca sua atenção e pensamento nas possibilidades de superar as expectativas do seu chefe e de estreitar o relacionamento com ele, você vai criar emoções positivas e edificantes, que irão aumentar consideravelmente suas chances de sucesso.

# Linguagem

As palavras que usamos no dia-a-dia são crucias para reforçar a nossa visão sobre uma situação e para gerar um determinado estado emocional.  Que tipo de palavras você tem utilizado para qualificar as pessoas e situações? Tem falado mais palavras negativas do que positivas? Tente mudar as palavras para criar novos padrões de percepção e emoção!

A linguagem que você utiliza para falar consigo mesmo(a) também é crucial para influenciar suas emoções. Se você passa por uma situação desafiadora e se pergunta “por que isso sempre acontece comigo?” significa que você tem uma imagem negativa/pessimista da sua vida e, com isso, acaba gerando emoções limitantes de vergonha, culpa, desesperança….Ao invés disso, se você se perguntar “como eu posso me beneficiar com isso?” ou “qual o presente por trás dessa experiência?”, você gera emoções positivas e energizantes frente a situação.

Compreender e dominar sua tríade é o primeiro passo para ter maior controle sobre sua vida. Quando você domina suas emoções usando as forças da tríade, você pode transformar suas emoções e usá-las para ter mais foco e determinação. Assim, você pode fazer escolhas que irão te ajudar a alcançar níveis mais altos de perfomance e de satisfação com a vida.

É importante salientar que, ao tratar desses fenômenos mentais, estou me referindo a pessoas que não possuem um problema psicológico significativo. Existem transtornos que afetam o funcionamento normal do organismo e que devem ser considerados no tratamento médico e psicológico.

Compartilhar
Maíra Mendes dos Santos
Pessoa apaixonada pela transformação humana. Tenho me capacitado fortemente para ser instrumento de promoção de saúde mental, auxiliando meus clientes a superarem conflitos, alcançarem seus objetivos e terem mais propósito na vida. Como psicóloga clínica, life e wellness coach, practitioner em PNL, pesquisadora, professora e palestrante, tenho conseguido transformar o conhecimento científico em cases de sucesso.



COMENTÁRIOS