Durante a menopausa, as mulheres costumam ter dificuldades para dormir. Por consequência, outros problemas de saúde podem ser desencadeados, como hipertensão, doenças cardíacas e depressão. Além disso, um novo estudo descobriu que as noites mal dormidas podem até determinar o grau de satisfação sexual feminino.

Publicada no periódico Menopause, da Sociedade Norte-Americana de Menopausa, a pesquisa reuniu dados de 93.668 mulheres, com idades entre 50 e 79 anos. No grupo, 13% das mulheres relataram sofrer com insônia e, para aquelas que dormiam menos de 7 horas por noite, a tendência a relatarem que estavam insatisfeitas com a vida sexual era muito mais alta que entre as demais.

Diagnosticando a menopausa precoce

Os pesquisadores excluíram outras causas de distúrbios do sono, como doenças crônicas e depressão, antes de chegarem a esta conclusão. Portanto, a relação entre dormir bem na menopausa e ter satisfação no sexo foi reforçada pela pesquisa.
O que é menopausa?

Climatério é o período de transição em que a mulher passa da fase reprodutiva para a fase de pós-menopausa. Dessa forma, a menopausa (última menstruação) é um fato que ocorre durante o climatério.

Conheça os melhores tratamentos para ganhar qualidade de vida na menopausa

No climatério há uma diminuição das funções ovarianas, fazendo com que os ciclos menstruais se tornem irregulares, até cessarem por completo. Estatisticamente, a menopausa ocorre, em média, aos 50 anos. O climatério tem início por volta dos 40 anos e se estende até os 65 anos.

Imagem de capa: Shutterstock/Rawpixel.com

TEXTO ORIGINAL DE MINHA VIDA

Compartilhar


RECOMENDAMOS


Psicologias do Brasil
Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

COMENTÁRIOS