Emoções em desequilíbrio geram doenças?

Nós, seres humanos somos dotados das mais variadas emoções; e elas podem ser positivas ou negativas. Quando são negativas podem gerar uma Somatização ou Psicossomatização que “é um termo muito comum usado nos consultórios de psicologia para definir sintomas físicos que surgem nos pacientes, causados por situações emocionais que o paciente vive/ convive. São sintomas físicos os quais a medicina não explica a origem e nem constituem um quadro clinico específico, mas seriam de origem emocional.  Estes sintomas podem ter sua origem nos pensamentos disfuncionais e emoções fortes que abalam o sistema psíquico.”

Muitas doenças e sintomas físicos tem origem nas emoções, por exemplo, aquela taquicardia e falta de ar constante em que a pessoa já foi no médico e averiguou o caso e confirmou que não tem nada físico. Este sintoma pode ser um sintoma de ansiedade, estresse, ou pressão, que a pessoa pode estar passando no momento.

Ou mesmo aquela dor no estômago frequente que ataca justo em um momento de muitos problemas cotidianos, podendo se transformar até em uma gastrite. É claro que nem todas as doenças são de origem emocional, elas podem ter várias causas como a genética, hábitos diários, entre outros.

Mas o objetivo desse texto é mostrar que muitas vezes fazemos aquela bateria de exames para diagnosticar esses sintomas frequentes, mas a saúde está em perfeito estado e não se encontra nada físico   (ou pode até encontrar quando o sintoma já se transformou em doença); Então vale a pena procurar um psicólogo para esclarecer suas dúvidas e te ajudar a encontrar a “raiz do problema”.

Não devemos dispensar o tratamento médico de maneira alguma ele é fundamental em muitos casos, a questão é que as vezes, apenas ele, não vai te dar todas as respostas. O equilíbrio de saúde física e emocional deve ser constante para uma vida plena e com bem-estar. Como diz a frase do Dr Dráuzio Varela: “Se não quiser adoecer – Fale de seus sentimentos“.

 

Compartilhar
Amanda Alves Rodrigues da Cunha
Sou Psicóloga Clínica e Organizacional -CRP:04/45639. Meu principal objetivo é promover a saúde mental e o bem estar. Espero que através dos meus textos as pessoas possam conhecer um pouco sobre a psicologia e ver os benefícios que ela pode trazer para a sua vida.



COMENTÁRIOS