Hoje em dia o perfil do trabalhador muda frequentemente e, cada vez mais, as empresas demandam a atualização de seus funcionários, independentemente do setor. Em meio à essa correria, muitas vezes deixamos nossa vida pessoal de lado e damos o sangue para o sucesso da empresa. Mas será que a vida pessoal não deveria vir em primeiro lugar?

O equilíbrio entre vida pessoal e profissional é um fator extremamente importante, não só para a saúde do indivíduo, como também para os negócios da empresa, uma vez que, ao melhorar sua qualidade de vida, os funcionários aumentam sua produtividade de forma considerável, que é o que, no fundo, toda empresa busca. Afinal de contas, qual é a empresa que não quer alcançar níveis mais altos de satisfação no mercado. Se isso já virou um problema também para você, separamos abaixo algumas dicas essenciais que irão ajudá-lo a promover o equilíbrio entre essas duas esferas.

Quer conseguir um cargo melhor? A plataforma Preply pode te ajudar a alcançar a fluência em outro idioma através de aulas de inglês pelo skype com profissionais do Brasil e do mundo.

  1. Cuidado com a saúde

Quando o assunto é saúde, logo lembramos das atividades físicas. Elas não são só importantes para o bom funcionamento do corpo, mas também trata-se de um meio totalmente natural e eficaz de aliviar o estresse, visto que durante o exercício físico o corpo libera hormônios do prazer, ajudando a mente a diminuir o estresse e a ansiedade.

  1. Sem trabalho no fim de semana!

Muita gente acaba levando o trabalho para casa pensando que com isso vai conseguir diminuir o amontoado de tarefas pendentes da semana. Porém, o que acontece é muitas vezes o oposto, visto que a mente acaba se sobrecarregando e a falta de tempo livre acarreta uma diminuição de seu rendimento, além de poder trazer doenças físicas e psicológicas devido ao aumento do nível de cortisol causado pela rotina estressante.

  1. Fuja de pessoas negativas

Algumas pessoas podem ser extremamente tóxicas para o local de trabalho, todavia, essas pessoas estão, inevitavelmente, por toda parte. Por isso, é importante manter relações estreitas apenas com pessoas, cuja presença contribua para seu crescimento de alguma forma. Assim, você evita situações desagradáveis e estresses desnecessários.

  1. Invista em si mesmo

Quando falamos sobre qualidade de vida precisamos perguntar-nos: será que estou no caminho certo e respeitando os meus limites? É preciso lembrar que o trabalho é apenas uma parcela de nossas vidas, sendo igualmente importante reservar tempo para família, amigos, hobbies e lazer. Só assim valerá a pena todo o esforço investido no trabalho. Além disso, é importante também fazer check-ups anuais com o médico para certificar-se de que você está em dia com sua saúde e pode continuar se dedicando a sua rotina.

Fotografia de capa: Happy Feet Day, Khánh Hmoong

TEXTO ORIGINAL DE CONTIOUTRA

*O conteúdo do texto acima é de responsabilidade do autor e não necessariamente retrata a opinião da página e seus editores.


Compartilhar

RECOMENDAMOS


Psicologias do Brasil
Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

COMENTÁRIOS