Escrever me ajuda a expressar tudo o que acontece em meu interior. A dor, a decepção, a tristeza, a angústia…

Sei que é somente uma mera folha de papel e um lápis, mas se torna tão libertador que não posso deixar de fazê-lo. Acontece com você também? Escrever te serve como forma para desabafar? Tinta que se transforma no que seu interior grita. Palavras que transcorrem contando histórias que vão ficando para trás…

Quase todas as pessoas precisam desabafar, dizer o que sentem, falar sobre o que acontece com elas. No entanto, escrever não é o mesmo que falar. Quando você começa a cobrir aquela folha em branco com pensamentos que se aglomeram em seu cérebro, tudo começa a fazer sentido. Não se esqueça de que, quando estamos mal e o mundo cai sobre nós, nos enfiamos em um caos do qual é quase impossível de sair.

A grande variedade de emoções que aparecem e nos fazem supor e nos preocupar excessivamente, aquele pranto libertador, mas que não nos satisfaz por inteiro… Escrever não só te ajuda a colocar aquelas ideias desastrosas em um papel, como também te permite ordená-las, dar-lhes o sentido que você nunca acreditou poder encontrar.

Pense, por exemplo, que está passando por uma etapa muito dolorosa em suas relações amorosas. Você não é capaz de saber o que lhe ocorre. Somente sente, se desespera, termina cheio de ansiedade e de dúvidas. O que está acontecendo comigo? Escreva…

leer-en-la-madrugada-500x328-500x328

Uma vez que todas as palavras estiverem sobre o papel, você poderá lê-las quantas vezes precisar. Assim você irá descobrir o que realmente estava acontecendo. É possível que você descubra estar sofrendo de dependência emocional, que está aceitando uma situação de que não gosta, que está com alguém com quem não quer estar.

Esses pensamentos escritos irão revelar a mais crua das realidades. No entanto, graças a eles, você conseguirá encontrar um caminho para voltar à calma.

Acelerar o processo de cicatrização

Toda experiência negativa nos provoca uma profunda ferida. Quanto mais tempo a ignoramos, maior se tornará. Por isso é tão importante escrever. Assim você se dará conta do que realmente está acontecendo.

Não importa se o exemplo anterior não é um dos seus problemas. As morte de um ser querido, uma demissão do trabalho, uma discussão… Todas estas circunstâncias merecem sua liberação por meio das palavras. Porque este hábito não só lhe permitirá ver o que lhe acontece com uma maior claridade, mas também acelerará o processo de cicatrização.

Cada palavra é como um bálsamo para sua ferida. Isso acontece porque, ao escrever, liberamos tensões, estresse e ansiedade. Muitas pessoas não são capazes de escrever boas histórias ou profundos poemas se não estão com as emoções à flor da pele.

Isso acontece porque durante esse estado, tudo flui melhor. As palavras brotam com facilidade, pois não é nossa lógica que fala, e sim nossos sentimentos.  Esses que precisam se expressar, da maneira que for, mediante palavras sem sentido ou frases incoerentes.

Escrever de forma expressiva

Se você colocou em prática esta forma de escrever, mas não obteve os resultados adequados, talvez seja porque não tenha seguido a escrita expressiva. São muitos os indivíduos que, quando escrevem, pensam muito; querem construir frases coerentes, querem que tudo fique bem explicado.

Não se trata disso. Escrever de forma expressiva é estampar tudo o que se passa em sua mente. Sem aditivos, sem fórmulas… Simplesmente deixe o caos sair. Não importa se o que você escrever não tiver sentido algum, o terá quando você voltar para suas palavras. Será então quando você se dará conta do que lhe acontece.

Se ainda assim você não consegue tirar um significado preciso, deixe passar uns dias e retorne a essas letras. Dando tempo e espaço, você será capaz de ver por outra perspectiva o que estava lhe acontecendo. 

A escrita é um dos meios mais eficazes para eliminar o estresse e colocar em ordem nossas vidas. É uma forma de desabafar sozinho e de encontrar algum sentido na situação que está ocorrendo.

Imagem de capa: Shutterstock/Eleonora Grunge

TEXTO ORIGINAL DE MELHOR COM SAÚDE

*O conteúdo do texto acima é de responsabilidade do autor e não necessariamente retrata a opinião da página e seus editores.


Compartilhar

RECOMENDAMOS


Psicologias do Brasil
Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

COMENTÁRIOS