Este curta mostrará a você por que toda criança merece o melhor

Toda criança merece o melhor, todo ser que chega a este mundo dispõe de uma beleza e uma autenticidade que o fazem excepcional. Se nos esforçarmos para deixar de lado os medos, os preconceitos e as limitações faremos deste mundo um cenário excepcional para todas as criaturas.

“Partly Cloudy” é um curta maravilhoso da Pixar que nos faz pensar e merece ser assistido mais de uma vez. Não é só a beleza estética das imagens que nos ilumina, mas com ele se abre uma série de valores e princípios diante dos quais não podemos ficar indiferentes.

Em um mundo onde as nuvens são as criadoras da vida, mostra-se essa riqueza vital onde algumas criam bebês adoráveis e outras criaturas um pouco mais ameaçadoras. Contudo, todas têm a beleza da vida, e todas elas merecem o melhor. Sabemos que nem sempre é fácil educar uma criança. Às vezes, e sem saber muito bem por que, elas vem com seus “espinhos” peculiares, com suas “descargas elétricas”, mas não por isso vamos nos render.

Tal como nos ensina a cegonha deste curta, basta colocar o capacete… E empreender a aventura da vida.

Neste mundo toda criança merece o melhor, sem distinção

As cegonhas nunca param nas suas viagens de ida e volta. O ciclo da vida nunca termina e as nuvens criadoras dão forma e alento a toda criatura, a todo ser vivo. Algumas crianças são tranquilas e doces, e outras criaturas aparecem com seus rostos peculiares, com suas personalidades difíceis e ameaçadoras. Toda criança chega na vida desejando compreender, experimentar e dar o seu próprio alento a este mundo: vamos pegá-la pela mão e guiá-la pelo caminho da felicidade, seja qual for a sua personalidade, seu aspecto, sua raça ou suas origens.
No curta “Partly Cloudy” você vai conhecer a uma série de nuvens brancas e claras que oferecem a suas cegonhas crianças belíssimas, adoráveis gatinhos e criaturas que transbordam doçura. Agora, entre todas essas nuvens existe uma “parcialmente nublada” que entre raios e trovões dá vida a tubarões, crocodilos e porcos-espinhos. A cegonha não consegue entender por que ela tirou a sorte desse trabalho tão árduo, por que suas crianças são tão travessas e ameaçadoras.

O desafio de educar: quando uma criança vem ao mundo
Nenhum de nós pode escolher como gostaria que fossem os seus filhos. Do mesmo jeito que nenhum mestre ou professor faz uma seleção de como quer que sejam os alunos que irá educar e instruir. Cada criança apresenta certas peculiaridades, certas necessidades, e algo que devemos ter claro é que não podemos nem devemos “moldar” a personalidade de nossos filhos esperando que sejam um reflexo de nós mesmos. A nossa tarefa como pais ou professores é lhes dar o melhor para que possam ser felizes.
Uma queixa comum entre muitos pais é a diferença de personalidade entre irmãos. Uns são só calmaria e outros atraem tempestades. Como enfrentar estas situações e este desafio educacional?

Evite comparar, evite elogiar sempre um irmão acima de outro.
Assuma que os irmãos não têm motivos para compartilhar personalidades, respeite as suas diferenças e trate-os sempre do mesmo jeito. Uma criança difícil é sempre uma criança que irá demandar mais atenção, e isso supõe um esforço de nossa parte. Não tente encontrar um porquê, não queira encontrar uma explicação genética ou moral de por que esta criança é mais complicada.

Aceite-a na sua totalidade e pense que toda criança merece o melhor que pudermos dar, que toda criatura precisa da melhor versão de nós mesmos para lhe servir de modelo, de apoio e orientação.

É possível que uma nuvem escura e brincalhona como a do curta tenha feito a sua personalidade desafiadora ou briguenta, mas você também terá que vestir esse “capacete” do mesmo jeito que a cegonha para enfrentar essas investidas cotidianas. Eduque as suas emoções, perceba as suas revoltas e controle os seus instantes de ira. É possível que por trás desses comportamentos existam sentimentos que não sabe administrar, mostrar ou controlar.
Eduque com o exemplo, com o reforço positivo em vez de usar o castigo ou a sanção. Toda criança difícil tende a reagir de forma negativa frente a um grito ou a uma repreensão daquelas. Não faça isso. Faça-a refletir sobre o seu comportamento, convide-a a pensar, a sentir, a empatizar. Toda criança que vem ao mundo é a razão pela qual continuamos em frente, e longe de ser uma opção, é uma decisão, a decisão de lhes dar o melhor, sejam como forem, e de ajudá-las todo dia a construir a sua felicidade. A felicidade do mundo.

TEXTO ORIGINAL DE A MENTE É MARAVILHOSA

Compartilhar
Psicologias do Brasil
Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.



COMENTÁRIOS