Você já notou que quando está triste ou muito feliz o seu cachorro tende a ficar também? Existe uma explicação cientifica para isso. De acordo com um estudo realizado por cientistas austríacos, os cães desenvolvem uma personalidade parecida com a de seus donos.

Para realizar o estudo, os pesquisadores recrutaram 132 cachorros e seus donos para realizar uma série de testes, que incluíam medições do batimento cardíaco e resposta a possíveis ameaças. Além disso, foram coletadas amostras de saliva para medir os níveis de cortisol presentes, o hormônio que regula a resposta do nosso organismo ao estresse.

Durante a análise, os donos foram classificados de acordo com as características de sua personalidade: neuróticos, extrovertidos, abertos às experiências, afáveis e conscientes. A equipe de cientistas também avaliou a personalidade dos cachorros por meio de um questionário aplicado a seus proprietários.

Os resultados, publicado periódico PLoS ONE, revelaram que cachorros conseguem refletir algumas emoções dos humanos, como ansiedade e negatividade. Contudo, quando são mais amigáveis e relaxados, esses animais de estimação podem passar tais características aos donos e ajudá-los a lidar com o estresse.

“Nossos resultados comprovam aquilo que vivemos na prática: cães e seus donos são pares sociais e influenciam um ao outro na maneira como lidam com o estresse”, conta Iris Schoberl, líder do estudo e pesquisadora da Universidade de Viena, na Áustria, à BBC.

Segundo os pesquisadores, tanto os cães quanto os donos influenciavam seus mecanismos de imitação, sendo que os humanos exercem em seus animais de estimação uma influência maior do que recebiam. Os cães conseguem também captar a informação emocional das pessoas e ajustar seu comportamento de acordo com ela.

Pesquisas anteriores já haviam constatado que cachorros se espelham em comportamentos humanos, podendo, inclusive, imitar a troca de olhares entre adultos e crianças como uma forma de demonstrar afeto, fortalecendo o elo que têm com seus donos.

Imagem de capa: Shutterstock/zakalinka

TEXTO ORIGINAL DE MINHA VIDA

*O conteúdo do texto acima é de responsabilidade do autor e não necessariamente retrata a opinião da página e seus editores.


Compartilhar

RECOMENDAMOS


Psicologias do Brasil
Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

COMENTÁRIOS