Como reagir diante de uma crítica? Você tem um amplo repertório de habilidades comunicativas? Sabia que é possível melhorar as habilidades sociais? Nossas habilidades sociais são comportamentos aprendidos. Melhorar nossas habilidades sociais é uma tarefa tão necessária como aprender a andar, ler e escrever.

Como já vimos anteriormente, as habilidades sociais são todas aquelas condutas necessárias que nos permitem interagir e nos relacionarmos com os demais de forma eficaz e satisfatória. A seguir apresentaremos algumas técnicas comunicativas que lhe permitirão melhorar suas habilidades sociais, de forma que possa melhorar o relacionamento com as pessoas ao seu redor, fazendo com que você aprenda a solucionar conflitos pessoais.

11 conselhos úteis e práticos para melhorar as habilidades sociais

1. Técnica do disco arranhado. Consiste em repetir de forma consistente a ideia principal daquilo que queremos expressar, ou as frases dos nossos pedidos, ou seja, repetir mais de uma vez a mesma frase, independentemente do que a outra pessoa diga.

“Estamos oferecendo uma nova promoção de…” – “Tudo bem, mas não estou interessado. Obrigado.” – “Como você tem certeza?” – “Eu entendi, mas não quero comprar, muito obrigado.” – “Posso fazer um preço especial…” – “Não, obrigado. Não me interessa”.

2. Afirmação negativa. É uma maneira de reagir diante de uma crítica justa, sem dar muitas justificativas. – “Você fez o exercício muito devagar.” – “É verdade, eu poderia ter feito mais rápido, sinto muito.”

3. Interrogação negativa. É útil para reconhecer os pensamentos os outros, facilitando a comunicação quando somos criticados. Ajuda a suscitar críticas sinceras por parte dos demais. – “O que te incomoda na minha forma de falar?” – “O que há de errado em ter ido ao teatro?” – “Qual é o problema na forma como eu me visto?”

4. Fazer perguntas. As perguntas servem para ajudar o outro a perceber uma reação impulsiva. – “Você está chateado com alguma coisa?”

5. Desarmar a raiva. Ignorar o conteúdo da mensagem de raiva (insultos, críticas, etc.) e concentrar a sua atenção e a conversa no fato de que a pessoa está chateada. Por exemplo, podemos mudar o foco da conversa do conteúdo para algum processo que podemos observar na pessoa, como uma emoção ou um comportamento que ela esteja demonstrando.

6. Técnica do sanduíche. Uma das técnicas mais eficazes para melhorar as habilidades sociais consiste em começar por um aspecto positivo, em seguida por um aspecto que poderia ser melhorado e finalmente terminar com palavras de ânimo e confiança. “Sei que você está se esforçando para mudar sua atitude diante de… e percebe-se que você melhorou. Acredito que você pode, sim, melhorar em… (aspecto a ser melhorado). Tenho certeza de que logo logo você vai conseguir.”

7. Repetir o que a outra pessoa sente. Repetimos o que a outra pessoa diz para dar a ela a mensagem de que entendemos, mas sem demonstrar acordo nenhum com o que ela diz. – “Eu sei que é muito importante para você que eu te empreste o carro, mas…”

8. Mostrar afeição. Dar afeto é algo fundamental para manter um relacionamento saudável. Às vezes é preciso fazer algo além de se expressar somente com palavras, como dar um abraço, um beijo, fazer uma carícia, ou até mesmo dar um sorriso. Os sentimentos também podem melhorar as habilidades sociais.

9. Elogiar. Da mesma forma como nós gostamos de receber elogios, os outros também. Então precisamos saber elogiar.

10. Mensagens do “Eu”. As mensagens do “eu” são utilizadas para dar nossa opinião ou expressar nossas crenças para o outro, em vez de generalizar. Se para mim algo é de uma determinada forma, não precisa ser igual para o outro. “Eu acho que…”, “Eu acredito que…”, “Na minha opinião…”

11. Manter conversas. É manter o equilíbrio entre escutar e falar, fazendo com que a nossa participação seja agradável. Alguns comportamentos úteis são: olhar nos olhos, respeitar a vez, dar sinais de que você está escutando (assentir com a cabeça, por exemplo, falar de algo relacionado ao que a pessoa está falando, avisar sobre mudanças de assunto, etc.)

No geral, sempre podemos melhorar as habilidades sociais com alguns aspectos da forma como nos relacionamos com os demais. Acima de tudo é preciso ter vontade e colocar tudo o que foi dito acima em prática.

Imagem de capa: Shutterstock/Vaclav Krivsky

TEXTO ORIGINAL DE A MENTE E MARAVILHOSA

Compartilhar

RECOMENDAMOS




Psicologias do Brasil
Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

COMENTÁRIOS