O escritor americano Karl A. Pillemer conheceu a história de 2 mil idosos ao longo de 10 anos, buscando entender o segredo do bom envelhecimento. Além disso, para inspirar outras pessoas a viverem uma vida a qual elas possam se orgulhar lá na frente, ele reuniu cinco lições obtidas a partir da seguinte pergunta: “o que os mais jovens podem fazer agora para evitar arrependimentos quando chegarem à sua idade?”. Veja abaixo o resultado:

1. Escolha bem seu companheiro

Os mais idosos concordam em uma coisa: esta é a decisão mais importante que um ser humano faz. No entanto, olhando para trás sobre sua própria experiência, sua visão é a de que não somos suficientemente cuidadosos. Sobre o casamento, eles dizem que algumas pessoas agem por um impulso. O conselho deles é parar, olhar e ouvir. Questione-se sobre a decisão e depois questione-se novamente.

De acordo com os depoimentos deles, usar bastante tempo para conhecer alguém antes do casamento pode evitar anos, ou até mesmo décadas, de dificuldades à medida que a vida continua. Então, se você é um jovem que está pensando em embarcar em um primeiro casamento ou alguém na idade média pensando na “segunda vez”, eles recomendam que você aproveite para pensar bem.

2. Sempre seja honesto

Os dois mil americanos idosos que contribuíram para o estudo de Pillemer ofereceram esta receita para viver sem arrependimento de forma tão unânime que este conselho vale um minuto da sua atenção. Para evitar remorsos da vida futura, uma palavra deve ser seguida: honestidade.

Para as pessoas com mais de 70 anos, a honestidade é um valor central indiscutível. Quando perguntado sobre como evitar o arrependimento, a maioria respondeu o seguinte: “Sempre seja honesto”; “Honestidade;” “Diga a verdade e não trapaceie”. Isso também é uma lição prática para evitar a lamentação de muitos deles, que disseram ter que aprender da maneira mais difícil.

3. Viaje mais

Com base nos estudos, o pesquisador garante uma coisa: se você não fizer isso agora, vai desejar ter conhecido mais lugares. A mensagem dos idosos para as pessoas mais jovens em relação à viagem é a de fazê-lo o quanto antes. E para os que estão se questionando sobre como pagar tantas viagens, os mais velhos afirmam que viajar é tão gratificante, que deve prevalecer sobre outras coisas que as pessoas mais jovens costumam gastar dinheiro.

4. Preocupe-se menos

Outra lição dos idosos para evitar o arrependimento é parar de se preocupar. Os idosos lamentam profundamente o tempo desperdiçado se preocupando com coisas que nunca aconteceram. Então, olhando para trás, eles tomam uma visão radical em relação à preocupação. Para eles, a preocupação desperdiça a vida.

5. Diga tudo na hora

Se você tem algo a dizer para alguém, faça isso antes que seja tarde demais. Os idosos enfatizam essa lição por dois motivos: alguns por serem gratos por terem falado o que queriam enquanto ainda havia tempo e outros por arrependimento de não ter feito isso.

Para alguns arrependimentos, existem possibilidades de segundas chances. Objetivos não atingidos, como não ter estudado o suficiente ou não ter viajado o suficiente, por exemplo, podem ser remediados até o fim da vida. Deixar coisas críticas não ditas, no entanto, como pedir perdão ou dizer um “eu te amo”, não podem ser alterados depois que a pessoa se foi. Aqui é onde a ação mais simples – uma conversa – é uma grande estratégia de prevenção de arrependimentos.

Imagem de capa: Shutterstock/Rawpixel.com

TEXTO ORIGINAL DE MINHA VIDA

*O conteúdo do texto acima é de responsabilidade do autor e não necessariamente retrata a opinião da página e seus editores.


Compartilhar

RECOMENDAMOS


Psicologias do Brasil
Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

COMENTÁRIOS