As pessoas que nos rodeiam nos afetam mais do que pensamos. Mesmo que não nos demos conta, a atitude e a forma como falam conosco, a perspectiva de mundo alheia e até mesmo o estado de ânimo dos outros nos influenciam muito. Por esse motivo é inteligente escolher as boas pessoas, as pessoas que quando estão ao nosso lado nos enchem de boas sensações.

Karl Marx disse uma vez: “Rodeie-se de pessoas que te façam feliz. As pessoas que te fazem rir, que te ajudam quando você precisa. As pessoas que realmente se preocupam. Elas são as que vale a pena ter em sua vida. Todos os outros estão de passagem”. Essas palavras são uma grande verdade, porque, no fim, quem em seu são juízo se rodearia de pessoas que os fazem infelizes?

“Um amigo é aquele que sabe de tudo de ti, e apesar disso te quer bem”
-Elbert Hubbard-

Rodear-se de boas pessoas não é tão simples como parece, mas não é impossível. Para se rodear das pessoas adequadas é importante identificar as pessoas que não deviam estar lá e manter-se longe delas. Também é crucial identificar as boas pessoas para esforçar-se e mantê-las na nossa vida. Não é simples, mas quando aprendermos a filtrar as pessoas erradas, aí as pessoas adequadas chegarão de forma natural em nossa vida.

Faça uma limpeza nas suas amizades

Há algum sentido para você tentar colocar um vestido que não cabe em você? O mesmo acontece com as amizades: vale a pena conservar amizades que não trazem nada para sua vida? Há pessoas que não te fazem se sentir bem, e não é uma boa ideia mantê-las ao seu lado. Não significa que sejam más pessoas, só que talvez não sejam boas pessoas especificamente para você.

Aprecie o fato de que é possível ter grandes memórias com algumas pessoas, mas reconheça e aceite também que corriqueiramente algumas pessoas – e até mesmo você – mudam e é melhor deixá-las fora de sua vida ou ao menos não tão perto emocionalmente. Quando nos referimos a amizades, é necessário ficar com a qualidade e não com a quantidade.

É como ter um armário cheio de roupas que não servem em você porque caem mal, te apertam ou até mesmo te machucam… para que ter tantas peças de roupa se não vão te servir ou te fazer se sentir bem? É melhor ter menos peças e que essas sejam perfeitas pra você, confortáveis, te fazendo feliz.

Crie um filtro para amizades tóxicas e saudáveis

Ninguém quer perder bons amigos por tomar decisões erradas, por isso aprender a criar um filtro te ajudará a saber quem você quer em sua vida e com quem é melhor criar um pouco de distância emocional. Se não é possível se afastar fisicamente dessas pessoas, temos a possibilidade de criar um limite emocional que nos faça sentir devidamente afastados.

amigas-triste

Pense sobre as pessoas que não te fazem se sentir bem, as que não te mostram que você é importante para eles, que fazem, com suas atitudes, com que você se sinta mal. Aquelas que fazem com que você se sinta emocionalmente cansado, aqueles que roubam sua energia positiva… pense bem se realmente precisa deles na sua vida.

Esse exercício é necessário porque te ajudará a detectar esse tipo de pessoa tóxica no futuro e você poderá se afastar delas no momento em que notar que não te trazem o mesmo que você dá a elas. Isso pode parecer um pouco duro, mas não há necessidade de se sentir culpado, é necessário para nossa saúde emocional que seja assim. Os amigos são um grande tesouro, mas só aqueles que realmente trazem felicidade para nós.

Atraia as boas pessoas para você

Assim como é necessário termos um filtro, também é preciso atrair as pessoas adequadas para nós. A atração das pessoas adequadas para a nossa vida é muito simples, só temos que ser nós mesmos.Uma vez que uma pessoa mostra ao outros quem é na realidade, as pessoas que se sintonizam com sua maneira de ser se aproximam e, assim, criam sentimentos positivos.

Enterre as máscaras que te ajudam a fingir ser outra pessoa, e desse modo não se aproximarão de você as pessoas erradas. Não se sinta obrigado a aceitar um convite de alguém para tomar café só para ser educado se essa pessoa te chateia ou simplesmente não te interessa. Deixe de vestir-se como você não gosta só para se encaixar com os outros.

Diga o que sente como quiser dizer, comporte-se na frente dos outros como sente que deve fazer e sinta suas emoções livremente. Ao fazer isso você começará a se sentir livre e apreciar a verdadeira amizade, essa que traz magia para a vida. Não tenha medo de ser quem você é, mostre-se transparente e atraia os amigos reais.

Não há nada de errado em decidir quem você quer ao seu lado, em reconhecer quem são as boas pessoas e ficar próximo a elas. O fato de que algumas pessoas não sejam adequadas para nós não significa que sejam pessoas ruins, podem ser pessoas incríveis, só que não encaixam conosco por algum motivo.

TEXTO ORIGINAL DE A MENTE É MARAVILHOSA

*O conteúdo do texto acima é de responsabilidade do autor e não necessariamente retrata a opinião da página e seus editores.


Compartilhar

RECOMENDAMOS


Psicologias do Brasil
Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

COMENTÁRIOS