Na década de 40, a Disney produziu um curta sobre menstruação

Entre 1945 e 1951, a Disney produziu uma série de curtas-metragens animados para serem passados em escolas americanas. No geral, os filmes tinham poucos minutos de duração e abordavam temas relacionados à vida dos estudantes.

Um dos principais curtas dessa leva foi lançado em 1946 em parceria com a empresa Kimberly-Clark. Trata-se de The Story of Menstruation (A História da Menstruação, em tradução livre), um vídeo que explica a meninas com idades entre 11 e 17 anos o que é a menstruação e como elas devem se portar durante o ciclo menstrual.

O curta contou com a consultoria do ginecologista Mason Hohn e com a narração da atriz Gloria Blondell. Ao longo de 10 minutos, a animação mostra meninas entre a pré-adolescência e a adolescência que estão descobrindo a menstruação e as atividades que elas podem continuar praticando na duração desse período. O vídeo encoraja exercícios durante o período menstrual, por exemplo, mas também tem dicas curiosas como “você pode e deve tomar banho” e “evite ficar constipada”.

Estima-se que The Story of Menstruation tenha sido assistido por pelo menos 105 milhões de alunas americanas. Em 2015, o curta foi escolhido para fazer parte do National Film Registry, seleção de filmes preservados pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, por conta de seu significado “cultural, histórico e estético”.

Atualmente o filme está disponível (em inglês) no Youtube. Vale conferir:

FONTERevista Galileu
Compartilhar
Psicologias do Brasil
Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.



COMENTÁRIOS