O que é dissociação psicológica

A Dissociação Psicológica é definida como uma separação da identidade e da memoria (desintegração da experiencia traumática), e surge em momentos em que o individuo vivencia uma experiencia de extrema tensão emocional e psíquica.

Podemos exemplificar o Estresse Pós-Traumático, em que o individuo sofreu violência e traumas como estupro, assalto e sequestro por exemplo, bem como em experiencias em que a pessoa traduz ou percebe como traumáticas.

Deste modo, se configura como um mecanismo de defesa importante, pois protege a “psique” do individuo destas experiencias angustiantes, e por este motivo, dissocia ou separa os pensamentos, as emoções e os sentimentos que remetem a própria experiencia traumática em si, cujas recordações minuciosas provocariam muito sofrimento.

Por este motivo, diante destes eventos, o individuo se lembra de momentos, de “pedaços”,de flashes, e nao da experiencia inteira, caracterizando assim, a amnésia parcial da experiência de um trauma.

Compartilhar

RECOMENDAMOS


Soraya Rodrigues de Aragão
Dinâmica de Grupos (LDG), capacitação em Prevenção ao uso de Drogas pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), é Sócia da Sociedade Italiana de Neuropsicofarmacologia e membro da Sociedade Italiana de Neuropsicologia. Desenvolveu o projeto intitulado: “Consultoria Estratégica em Avaliação Emocional”.

COMENTÁRIOS