O que é dissociação psicológica

A Dissociação Psicológica é definida como uma separação da identidade e da memoria (desintegração da experiencia traumática), e surge em momentos em que o individuo vivencia uma experiencia de extrema tensão emocional e psíquica.

Podemos exemplificar o Estresse Pós-Traumático, em que o individuo sofreu violência e traumas como estupro, assalto e sequestro por exemplo, bem como em experiencias em que a pessoa traduz ou percebe como traumáticas.

Deste modo, se configura como um mecanismo de defesa importante, pois protege a “psique” do individuo destas experiencias angustiantes, e por este motivo, dissocia ou separa os pensamentos, as emoções e os sentimentos que remetem a própria experiencia traumática em si, cujas recordações minuciosas provocariam muito sofrimento.

Por este motivo, diante destes eventos, o individuo se lembra de momentos, de “pedaços”,de flashes, e nao da experiencia inteira, caracterizando assim, a amnésia parcial da experiência de um trauma.

Compartilhar
Soraya Rodrigues de Aragão
Dinâmica de Grupos (LDG), capacitação em Prevenção ao uso de Drogas pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), é Sócia da Sociedade Italiana de Neuropsicofarmacologia e membro da Sociedade Italiana de Neuropsicologia. Desenvolveu o projeto intitulado: “Consultoria Estratégica em Avaliação Emocional”.



COMENTÁRIOS