O que é Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade TDAH (DDA)?

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neuropsicologico, de causas genéticas, que aparece na infância, sendo a sindrome mais comum em crianças e adolescentes. Esta’ associado a disfunçoes no cortex pré-frontal, dentre outras areas do cérebro correlacionadas com a açao de alguns neurotransmissores envolvidos em processos cognitivos que necessitem de ativaçao da vigilancia para processos de aprendizado e atençao.

Sintomas: Muitas vezes é confundido com falta de limites e regras delimitadas por parte dos pais e/ou educadores em ambito escolar (bem como em outros contextos), que observam determinados problemas comportamentais como: falta de concentraçao (vive no “mundo da lua”), transtornos de tiques, desatençao, inquietude (“motor ligado” 24 horas por dia), impulsividade, dificuldade em obedecer regras e consequentemente problemas de relacionamento envolvendo limites estabelecidos socialmente.

Também estao inclusos os esquecimentos ,desorganizaçao e dificuldades em concluir tarefas. Se nao for devidamente tratado, o TDAH acompanha o individuo até a idade adulta e possui a capacidade de causar outras comorbidades. O diagnostico somente podera’ ser feito por um profissional da Psicologia ou Neuropsiquiatria que organizara’ o tratamento que incluem medicaçao e psicoterapia.

Psicóloga, Psicotraumatologista, Expert em Medicina Psicossomática e Psicologia da Saúde. Escritora e palestrante.Autora dos livros Fechamento de Ciclo e Renascimento, Supere desilusões amorosas e pertença a si mesmo, Liberte-se do Pânico e viva sem medo e Talita e o portal. Site: www.sorayapsicologa.com Email: [email protected]