O que é um psicanalista?

Poucos campos de saber propõe a responsabilização da pessoa no seu sofrimento.

Este é, a meu ver, um diferencial importantíssimo da psicanálise.

Afinal, uma pessoa só pode mudar alguma coisa em sua vida, se ela se der conta da sua participação naquilo que se queixa.

Uma pessoa que não consegue ver sua participação e sua responsabilidade em parte do seu mal-estar, tende a atribuir ao outro a “culpa” de suas mazelas e sofrimentos. E, infelizmente, tal atitude não leva a lugar algum.

(Se você faz ou conhece alguém que faz isso, indico a leitura deste artigo Preciso dar um jeito na minha vida)

De um modo simplista, eu gostaria de dizer, para aqueles que ainda não estão familiarizados com a abordagem psicanalítica (mas, que desejam fazer isso), que o psicanalista é aquele que está (às vezes, literalmente, nas abordagens mais tradicionais) atrás do paciente.

Vou simplificar ainda mais: imagine você andando num meio fio, e uma outra pessoa andando um passo atrás de você.

Pois bem, o psicanalista é essa pessoa atrás de você: aquele que não está te direcionando, não está te dizendo qual será o seu próximo passo ou qual o (melhor) caminho você deve seguir.

Mesmo que você se desequilibre do meio fio, caia e se machuque (e pode acreditar: isso vai acontecer muitas e muitas vezes), ele estará lá, para o que der e vier, e faz o possível para não te deixar parar de caminhar. Seja lá qual for o rumo…

“De certo modo, o psicanalista é alguém profundamente insatisfeito, que quer saber de você e quando você já está cansado de saber de você mesmo, ele ainda está lá, te perguntando: “(…) Então… E aí…?!”[1]

“O psicanalista é alguém que não deixa você desistir de si mesmo

Notas de Rodapé
[1] Jorge Forbes

 

Compartilhar
André Nascimento
Psicólogo. CRP 16/4290. Consultório Particular: Praia do Suá, Vitória, Espírito Santo (ES). Autor, editor e idealizador do Blog Eu Tava Aqui Pensando e Escritos Psicanalíticos. Contato: (27) 999617815 (Vivo). Correio Eletrônico: dreebn@gmail.com ou dreebn@yahoo.com.br



COMENTÁRIOS