O Transformador Efeito da Meditação para Controlar o Estresse, Gerar Saúde Integral e Felicidade (Cientificamente comprovados)

Por Carla Gonzalez

Quem pratica conhece os efeitos transformadores da meditação.

Carolina é uma mulher bastante atarefada. Divide seu tempo entre a sua loja de roupas femininas, seus dois filhos pequenos e um curso de inglês que faz a noite para começar exportar suas roupas pela internet.

Seus familiares e amigos próximos não conseguem entender como ela consegue dar conta de tudo isso e ainda manter um ótimo humor e energia para tudo isso.

r1

Mas nem sempre foi assim!

Há meses atrás, para ela era normal acordar cansada, explodir com seus funcionários ou com os filhos e ignorar sua saúde, comendo fastfood ou mesmo nem comendo nos horários corretos.

Se sentia constantemente cansada e uma pilha de nervos

A transição para um comportamento equilibrado só aconteceu após um momento delicado: um estafa que a fez apagar e só acordar no hospital!

Por sorte, naquele dia no hospital, Carolina foi atendida por uma médico antroposófico que tem com uma visão mais integral da saúde e indicou que Carolina começasse a praticar meditação ao invés de tomar medicamentos para o estresse que a derrubou.

Carolina um pouco incrédula não conseguia entender muito bem no início como isso poderia lhe ajudar, mas não tinha outra opção e resolveu tentar.

O começo foi bastante tumultuado, difícil e ela chegou a pensar em desistir. Mas ela decidiu continuar.

Aos poucos foi vendo pequenas mudanças acontecendo, tanto na sua relação com os filhos, com seus funcionários, com intimidade maior com seu parceiro.

Na verdade, sua vida continuou sendo a mesma correria de antes. Com mil compromissos e uma agenda bastante conturbada.

Mas ela dava conta de tudo sem absorver os problemas e entender que eles eram um e ela era outra e se tornou uma pessoa mais tranquila, feliz e paciente.

A Carolina, personagem desta história, não existe.

Mas com certeza existe várias Carolinas passando por esses problemas por aí.

E porque a meditação é tão eficaz e eficiente assim?

Por quê o simples fato de sentar 15, 20 minutos por dia e manter a atenção plena pode fazer tanta diferença assim na vida de uma pessoa?

Existe diversos estudos sobre meditação nos mais diversos centros de pesquisas, das mais renomadas universidades do mundo.

Ainda assim, não se descobriu todos os benefícios que essa prática pode proporcionar, mas já se descobriram vários.

Vamos elencar dois estudos da relação da Meditação com a Serotonina(humor) e do Cortisol (estresse).

Meditação e Serotonina

r2

Dos nossos cerca de 86 bilhões de células cerebrais, a maioria são influenciados pela serotonina.

Conhecido por muitos cientistas como o “feliz” neurotransmissor, a serotonina é fundamental para ajudar os sinais de retransmissão de uma parte do cérebro para outro.

Esta substância fundamental tem um impacto profundo sobre o nosso humor, contribuindo grandemente para o nosso estado geral de bem-estar.

Ainda não se sabe toda atuação da serotonina no nosso corpo, estudos já apontam alguns algumas funções desse neurotransmissor da felicidade.

1 – Age na Regulação do Sono

2 – Quanto mais Serotonina menos depressão e outros distúrbios do humor

3 – Baixa nível de serotonina gera Enxaquecas

4 – Regula sensação de Saciedade

6 – Baixos níveis de serotonina geram TPM

De acordo com Princeton pesquisador do cérebro Barry Jacobs, PhD, a depressão se instala quando cada vez menos novas células cerebrais são criadas, o estresse e a idade são o gatilho principal desse processo.

Felizmente, para os que sofrem de depressão não precisam se submeter a uma baixa da qualidade de vida, há uma solução altamente eficaz e totalmente natural.

Cientistas da Universidade de Montreal (Perreau-Linck et al) têm demonstrado que meditação tem um impacto direto nos níveis de serotonina.

r3

Acredita-se que a meditação “banha” os neurônios com uma variedade de produtos químicos de bem-estar, efetivamente elimina o estresse que leva a baixos níveis de serotonina e depressão.

No final, o efeito da serotonina reposto pela meditação trabalha para criar um ambiente químico propício para a produção de novas células cerebrais, tornando você uma pessoa mais feliz e saudável

Meditação e Cortisol

r4

Cortisol, um importante hormônio acelerador da idade, é o químico, quando menos melhor.

Quando estamos estressados, nossos corpos produzem cortisol e adrenalina em abundância. Isso é normal, um produto natural da nossa evolução.

No entanto, a longo prazo, o coquetel químico presente quando está sob estresse crônico não é normal, e podem levar seu corpo ao caos, impedindo a criação de bons hormônios, levando à ansiedade, depressão, aumento da pressão arterial, confusão mental, insônia, inflamação e outros vários distúrbios.

Claramente, muito deste hormônio do estresse no seu organismo é realmente uma má notícia para a sua saúde em geral.

Os cientistas encontraram uma solução muito poderosa.

Em 2013, pesquisadores da UC Davis descobriu uma ligação muito forte entre a consciência e cortisol, com resultados notáveis visto em apenas algumas semanas.

De fato, outro estudo realizado por um médico Rutgers University descobriu que meditadores tiveram uma redução de quase 50% nos níveis de cortisol!

Como muitos cientistas afirmam, o cortisol pode ser o inimigo público nº 1 e a meditação esta sempre de plantão para te salvar contra os efeitos desse inimigo invisível.

TEXTO ORIGINAL DE YOGUI.CO

Compartilhar
Psicologias do Brasil
Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.



COMENTÁRIOS